Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Em nova iniciativa de conscientização ambiental, Faar adere ao projeto ‘Mão no Papel’

Publicidade

Pensando no consumo sustentável, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) decidiu aderir ao projeto “Mão no Papel”, idealizado pela Imprensa Oficial do Amazonas (IOA) e que trata da reciclagem do papel utilizado na fundação. Assim, a partir de agora, todos os setores da Faar contarão com uma caixa para o recolhimento do papel usado seria destinado ao lixo.

Ao abraçar a iniciativa, o objetivo da Faar é continuar trabalhando a conscientização de funcionários, frequentadores do complexo esportivo e até mesmo da comunidade do entorno da Vila Olímpica de Manaus, para que descartem de forma responsável e consciente o papel utilizado, contribuindo para a sustentabilidade e o cuidado com a natureza.

Ao final de cada mês, o material separado em cada setor será entregue ao Posto de Entrega Voluntária (PEV), localizado também no bairro Dom Pedro, bem próximo da Vila Olímpica. Para o diretor-presidente da Faar, Caio André de Oliveira, a medida será positiva não apenas do ponto de vista ambiental, mas também para administração pública estadual.

“O ‘Mão no Papel’ é um excelente projeto, que viabiliza uma mudança de hábitos da sociedade. Essa ação pretende conscientizar a todos da Fundação sobre o uso do papel, que além de gerar uma grande economia aos cofres públicos, também contribui para termos uma sociedade mais conectada com a natureza”, afirmou.

Entre os papéis que podem ser reciclados estão jornais, sacos, cadernos, papel de escritório, aparas e papelão, mas todos devem estar limpos. Já os não recicláveis são o papel engordurado, carbono, celofane, papel plastificado, papel higiênico, papel-toalha, papel parafinado (utilizado em máquinas de fax), adesivos, etiquetas e fita crepe.

Para o chefe de departamento da Faar, Edson Marques, a Fundação tem buscado implantar no dia a dia do local, por meio de pequenas iniciativas como essa, a cultura da sustentabilidade. “Aqui na Vila sempre buscamos mostrar às pessoas que a educação ambiental começa com gestos simples, mas que tem um significado imenso. Começamos essa conscientização com o ‘Espaço PET’ e vamos dar continuidade com o projeto ‘Mão no Papel’”, ressaltou.

Espaço PET – Com uma estrutura feita de material reciclado, a Faar deu início em novembro de 2019 à coleta de garrafas plásticas, com a criação do “Espaço PET”. Funcionários, colaboradores e moradores das redondezas da Vila Olímpica de Manaus aderiram à campanha e passaram a depositar esse material, que vem sendo recolhido.

Ao todo, mais de 6 mil garrafas plásticas já foram recolhidas no espaço, número significativo, uma vez que esse material deixa de estar nas ruas e nos rios da cidade, amenizando os impactos ambientais que o plástico causa ao meio ambiente, por ser um material de difícil decomposição.

Publicidade

FOTOS: Mauro Neto/Faar

Publicidade

Leia mais

Secretários da Amazônia Legal apresentam ações de combate ao desmatamento na Semana do Meio Ambiente

elayne

Espécie rara ameaçada de extinção é registrada em Unidade de Conservação do Amazonas

elayne

Ibama aplica R$ 47 milhões em multas e embarga 7,4 mil hectares em operação contra desmatamento no AM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais