Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeitura de Manaus recupera emergencialmente redes de drenagem profundas no bairro Japiim

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta quarta-feira, 28/9, serviço de recuperação da rede de drenagem profunda da rua B-1, no conjunto 31 de Março, bairro Japiim 2, zona Sul da cidade. A ação imediata se deu pela situação emergencial, uma vez que a antiga rede foi comprometida por conta dos muitos anos sem nenhum tipo de manutenção. O rompimento da tubulação provocou uma erosão e o afundamento de um trecho da via.

Uma equipe com dez servidores da Seminf trabalha na manutenção da rede de drenagem profunda, substituindo os tubos antigos e danificados por equipamentos novos de concreto armado em aduelas, oferecendo a vazão correta das águas e evitando de forma muito eficaz novos problemas na área.

Já na rua 41, as equipes simultaneamente intensificam a recuperação de mais uma rede de drenagem profunda, que apresentou problemas na canalização, comprometendo o fluxo da rua e oferecendo risco a veículos e pedestres que precisavam passar pela área. No local, as equipes corrigem a canalização e implantam em um outro trecho uma nova tubulação em concreto.

De acordo com o engenheiro responsável pelo Distrito de Obras da zona Sul, Hudson Smith, o descarte irregular de lixo doméstico tem contribuído para o desanelamento e rompimentos de muitas das redes de drenagens. Segundo ele, ainda tem o agravante de dezenas de ligações irregulares feitas pela população nas redes de águas pluviais da prefeitura.

“As estruturas são muito antigas e há anos sem manutenção, associadas ao descarte irregular de lixo doméstico e as muitas ligações irregulares na rede de drenagem da prefeitura, acabam rompendo e desanelando a tubulação. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é que façamos a substituição e a ampliação das redes de drenagens por novas e mais modernas, para entregarmos à população um serviço duradouro e de qualidade, devolvendo à população equipamentos seguros para todos”, explicou Smith.

As equipes do Distrito da zona Sul, além das drenagens profundas e superficiais, realizam obras de recuperação, pavimentação asfáltica, meio-fio, sarjetas, entre outros serviços de infraestrutura.

Em paralelo, seguem os trabalhos de recapeamentos com o programa “Asfalta Manaus”, que avançam em todas as zonas da cidade.


– Valesca Martins / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf

Publicidade

Leia mais

Feira do Mundo Novo recebe reforma de mais de meio milhão após 20 anos

elayne

Índice de mortes no trânsito de Manaus ainda é desafio a ser superado

elayne

Prefeitura ouve moradores sobre mudança de sentido em avenida do Alvorada

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais