Conexão Amazônica
GERAL

São Gabriel da Cachoeira tem paisagem urbana transformada após implantação de LED

Com o título de cidade mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira é um dos 21 municípios amazonenses já contemplados com o programa do Governo do Estado

O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Alto Rio Negro, a 852 quilômetros de Manaus, teve a paisagem urbana transformada após a instalação de 1,5 mil luminárias de LED, por meio do programa de modernização da iluminação pública no interior, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

Com o título de cidade mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira é um dos 21 municípios amazonenses já contemplados com o novo sistema. São mais de 42 mil luminárias de LED já implantadas no interior.

Até o fim deste ano, serão 60 mil, nos 28 municípios integrantes da primeira fase do programa.

“Essa é apenas a primeira fase, que avança com rapidez. A intenção é ampliar o serviço para todo o Amazonas, pois as luminárias de LED possuem a tecnologia mais eficaz para iluminação pública”,

disse o coordenador em exercício da UGPE, Leonardo Barbosa.

Foram substituídas lâmpadas de vapor metálico, vapor de sódio e mistas pelos equipamentos com a nova tecnologia, que proporciona mais visibilidade, além de economia aos cofres públicos do município. Os trabalhos de implantação das luminárias teve início no dia 26 de setembro, após a chegada da balsa que transportou todo o material utilizado pelas equipes, e contou com a aprovação e colaboração da população local.

A embarcação que levou as luminárias para  São Gabriel da Cachoeira saiu de Manaus na quarta-feira (21/09) e a viagem durou uma semana até a chegada na região do Alto Rio Negro. Os bairros contemplados, pela primeira vez com a iluminação são: Areal, Nova Esperança, Novo Horizonte, Bairro Praia e Tiago Moltavo.

O programa de modernização da iluminação pública no interior do Estado é executado pela UGPE, por meio da empresa Avanço Construções, contratada para realizar os serviços.

*Com informações da assessoria

 Foto: Divulgação

Fonte: Em Tempo* 

Leia mais

Itaú Unibanco alerta para golpes e fraudes no Carnaval

Elaine Marques

Ministério Público participará de operação integrada durante “Carnaval na Floresta 2026”

Elaine Marques

Em Tefé, Defensoria Pública abre inscrições para processo seletivo de residência jurídica 

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais