O governo escandinavo enviará uma equipe para tratar o restabelecimento da cooperação para que as taxas de desmatamento sejam reduzidas
Após a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para mais um mandato como presidente, o governo da Noruega anunciou que vai retomar a ajuda financeira ao Brasil para reduzir o desmatamento no país. As informações são do UOL.
De acordo com a publicação, o governo escandinavo enviará uma equipe para tratar o restabelecimento da cooperação para que as taxas de desmatamento sejam reduzidas.
O ministro do Clima e Meio Ambiente, Espen Barth Eide, também confirmou a notícia. “Conversaremos com a equipe dele (Lula) para preparar as formalidades e montar uma estrutura de gestão”, disse. “Há quantias significativas congeladas em uma conta no Brasil no Fundo Amazônia, que podem ser desembolsadas rapidamente”, disse.
Os dois países tinham estabelecido o maior fundo de cooperação internacional durante o governo Lula, com mais de US$ 1 bilhão e administrado pelo BNDES e instituições em Oslo. Mas, em 2019, o governo de Jair Bolsonaro colocou novas exigências que acabaram levando a Noruega e a Alemanha a encerrar a transferência de recursos.
Fonte: REDAÇÃO TH