Conexão Amazônica
BRASIL

STF: ministro determina criação de comissões para mediar desocupações

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Publicidade

Barroso rejeitou prorrogação de ordens de remoção e despejos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso rejeitou a prorrogação da suspensão de ordens de remoção e despejos em áreas coletivas habitadas antes do início da pandemia de covid-19. A decisão foi assinada ontem (31). 

No entanto, Barroso determinou que os tribunais responsáveis pelo julgamento de casos de reintegração de posse instalem comissões para mediar os despejos antes do cumprimento de decisão judicial que determine a retirada de pessoas de áreas privadas. 

Ao decidir sobre a questão, Barroso afirmou que o cenário epidemiológico da pandemia mudou, mas são necessárias medidas de transição para garantia dos direitos humanos. 

“Ainda que no cenário atual a manutenção integral da medida cautelar não se justifique, volto a registrar que a retomada das reintegrações de posse deve se dar de forma responsável, cautelosa e com respeito aos direitos fundamentais em jogo. Por isso, em atenção a todos os interesses em disputa, é preciso estabelecer um regime de transição para a progressiva retomada das reintegrações de posse”, afirmou o ministro. 

Em junho de 2021, o ministro suspendeu os despejos e desocupações em todo o país por seis meses. Posteriormente, nova decisão prorrogou a suspensão até 31 de outubro deste ano. 

Edição: Fábio Massalli

Publicidade

Leia mais

Mulher se masturba com a garrafa de Budweiser e diz pro namorado que ficou grávida da cerveja

elayne

Profissionais qualificados podem solicitar o visto EB-2 para morarem legalmente nos Estados Unidos

elayne

TSE entra hoje na quarta sessão para julgamento de Bolsonaro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais