Conexão Amazônica
SAÚDE

Literatus inicia programação de ações para o Novembro Azul

Publicidade

O Centro de Ensino Literatus deu início, nesta segunda-feira (7), à programação de ações em prol da conscientização sobre a saúde do homem. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que busca alertar sobre a prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

“Ao longo mês, toda a comunidade acadêmica participará de diversas ações, entre elas, panfletagem nos semáforos, rodas de conversa, palestras educativas em sala de aula e na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, no bairro de mesmo nome”, informou a diretora de Ensino e Gestão do Literatus, Sarah Lima.

A programação encerra dia 25, com uma palestra voltada exclusivamente para os funcionários do centro de ensino. Sarah explica que a ideia é que todos se tornem disseminadores de informações, alertando e orientando a família e amigos sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e manter os exames de diagnóstico em dia.

Apesar do assunto ainda ser considerado tabu entre os homens, procurar o especialista é fundamental, já que na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. “A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce”, alerta a diretora do Literatus.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos já devem conversar com o urologista sobre o assunto. Vale destacar que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Publicidade

Leia mais

Semana Santa: além da qualidade do peixe, consumidor deve ficar atento às normas de higiene

elayne

Balanço: Sete municípios do interior recebem respiradores para combate à Covid-19

elayne

Cresce procura por exame diagnóstico de câncer de próstata no Brasil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais