Conexão Amazônica
GERAL

UBS Santo Antônio inicia oferta de manejo clínico de pessoas vivendo com HIV

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, informa que Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, localizada na rua Lauro Bittencourt, s/n, no bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade, iniciou a oferta do serviço de atendimento clínico às pessoas vivendo com HIV.

O novo serviço na UBS vai somar ao atendimento já realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na UBS Leonor Brilhante, zona Leste, com o acompanhamento de 86 pessoas vivendo com HIV; e na UBS Arthur Virgílio, zona Norte, que atende 104 pessoas.

Publicidade

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, enfermeira Rúbia Medeiros, a equipe de profissionais da UBS Santo Antônio, que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e assistente social, recebeu treinamento específico para iniciar a oferta do atendimento.

“Toda a equipe de servidores está preparada para oferecer o serviço, desde o primeiro acolhimento até a consulta médica, de enfermagem e farmacêutica. É um serviço que vai ampliar a descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV, que é um dos objetivos da Semsa para facilitar o acesso ao serviço e garantir maior resolutividade no acompanhamento dos pacientes”, explica Rúbia.

Atendimento

Como ocorre nas UBSs Arthur Virgílio e Leonor Brilhante, o serviço na UBS Santo Antônio será direcionado para pacientes que recebem o diagnóstico na própria unidade de saúde ou pelas equipes de Saúde da Família que fazem o atendimento no mesmo território, mas que são assintomáticos, ou seja, foram diagnosticados com o vírus HIV, mas não apresentam sintomas da infecção.

“A UBS já oferece o teste rápido para HIV, que tem resultado em 30 minutos. Anteriormente, o paciente com diagnóstico positivo era encaminhado para atendimento em serviço de saúde de referência. Agora, passa a ser atendido na própria UBS Santo Antônio, caso não apresente outras complicações de saúde”, informa Rúbia.

Na rede municipal, o manejo clínico de pessoas vivendo com HIV nas UBSs é direcionado para pacientes que apresentam uma situação de saúde estável, com carga viral controlada e sem sintomas. O atendimento de mulheres gestantes com HIV e de pacientes com comorbidades associada à infecção, como hepatite B, tuberculose ou outra doença, continuará a ser feito nos quatro Serviços de Atenção Especializada (SAEs) da rede municipal, ou, em casos mais específicos, na Fundação de Medicina Tropical.

Casos

No período de janeiro a outubro de 2022, o município de Manaus registrou 1.385 casos novos de HIV e 341 casos de AIDS na população adulta residente. Desse total, 986 casos (76%) foram notificados em pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

“A Semsa realiza durante o ano ações para intensificar a testagem rápida para HIV nas unidades de saúde, com foco na população jovem, que representa a faixa etária de maior incidência da infecção sexualmente transmissível”, destaca a gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim.

Para prevenção da transmissão do HIV/Aids, são realizadas ações como a distribuição de preservativos de forma gratuita nas unidades de saúde e também é oferecida a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste no uso diário de uma medicação antirretroviral que tem a função de impedir que a pessoa, com critérios de eleição para o uso, seja infectada pelo HIV.

A oferta da PrEP é realizada na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, zona Oeste; na Clínica da Família Carmen Nicolau, zona Norte; Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle, zona Leste; e UBS Dr. Luiz Montenegro, zona Sul.



Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Profissionais devem mirar no marketing pessoal para subir na carreira, afirma estrategista de imagem

elayne

Suspensão do transporte fluvial de passageiros salvou 1,2 mil vidas no AM e evitou contágio da Covid-19 para 123 mil pessoas

elayne

Com mil toneladas de alimentos distribuídos, Wilson Lima destaca atuação para minimizar impactos da estiagem

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais