Conexão Amazônica
ESPORTE

Atleta amazonense é medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Powerlifting, no Paraná

Publicidade

Joelso dos Santos recebeu apoio do Governo do Amazonas para participar da competição

Com resultados expressivos na modalidade, o atleta amazonense Joelson dos Santos colocou o Amazonas no lugar mais alto do pódio, no Campeonato Brasileiro de Powerlifting, que aconteceu dos dias 2 a 4 de dezembro, no Paraná. O evento reuniu esportistas de diversas regiões brasileiras em busca das melhores pontuações no ranking nacional.

Publicidade

“O resultado dessa competição só demonstra que o apoio dado pelo Governo do Amazonas tem sido fundamental para que nossos atletas consigam evoluir, cada vez mais, em competições nacionais e internacionais. O powerlifting é um esporte de força, que vem em grande ascensão em nosso estado, e continuaremos apoiando para que surjam mais atletas nesta modalidade”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

A competição de âmbito nacional é chancelada pela Word Raw Powerlifting Federation (WRPF) e reuniu atletas nos naipes masculino e feminino, nas categorias Junior, Open e Master de 60 a 125 quilos. Com especialidade no supino, o amazonense Joelson dos Santos se destacou na disputa e garantiu duas medalhas de ouro.

“Minha preparação foi muito intensa para essa competição, mas fui lá e conquistei mais um título para o Amazonas. Para 2023 quero chegar em um mundial, já conquistei muitas medalhas nacionais, mas quero chegar em um nível internacional”, ressaltou Joelso dos Santos, campeão na categoria Open e Master.

Além da conquista do brasileiro, o amazonense já foi campeão no Arnold Classic em 2018, Sul-Americano em 2021 e, em setembro deste ano, o atleta garantiu o primeiro lugar no Pan-Americano da modalidade.

A modalidade

O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais este esporte é composto: o movimento de agachamento, supino e o peso morto. A modalidade foi oficialmente reconhecida como um esporte em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional, International Powerlifting Federation (IPF).

FOTOS: Mauro Neto e Divulgação/Faar

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Estudantes da rede estadual de Barcelos representam o Amazonas nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro

elayne

Mestre Nacional Eduardo Mesquita vence o Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves de xadrez

elayne

França e Argentina disputam final da Copa do Catar

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais