Conexão Amazônica
EMPREGOS e OPORTUNIDADES

Prefeitura de Manaus realiza curso de capacitação para mulheres indígenas

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 12/12, a conclusão do curso de customização de peças de vestuário para mulheres indígenas promovido pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Iniciada em 29 de novembro, a capacitação trabalhou técnicas de customização, confecção e reaproveitamento de roupas com matriarcas de sete etnias indígenas diferentes.

“Finalizando o curso, onde essas mulheres puderam aprender diversas técnicas úteis para geração de recursos e até para uso próprio, sentimos um imenso prazer em concluir mais um de uma série de cursos que o nosso equipamento vem promovendo, com o objetivo de capacitá-las para que sejam prevenidos ou encerrados possíveis ciclos de violência”, explicou a coordenadora do CRDM, Elianne Domingues.

Pedagoga do Senai, Mariluci Pinheiro também destacou a importância da parceria realizada entre a prefeitura e a instituição no processo de independência e da autoestima das alunas que participaram do curso.

“Quando oferecemos cursos de qualificação, de aperfeiçoamento e iniciação como esse, estamos oferecendo a essas pessoas a capacitação necessária para que elas possam desenvolver e gerar recursos próprios, e isso é extremamente importante, pois garantimos a oportunidade de valorização e aperfeiçoamento dessa mão de obra, além de apresentar novos caminhos a serem seguidos na vida”, concluiu.

Priscilla de Souza Mendes, principal instrutora do curso, definiu o trabalho realizado como um momento de troca de conhecimentos e ainda elogiou o desempenho das alunas. “A evolução delas é surpreendente, todas muito interessadas e dedicadas. Foi muito prazeroso poder trabalhar com elas e tenho certeza que o que foi aprendido aqui será levado adiante”.

“É uma iniciativa que, com toda a certeza, contribuirá e muito com a vida de todas as mulheres aqui presentes. A geração de renda, mesmo com diversas etnias diferentes reunidas, é uma necessidade de todas e que aqui veio sendo apresentada e desenvolvida essa alternativa de renda”, completou Jéssica Apurinã, representante da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime) e também aluna do curso.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco/Semasc

Fotos – Marcely Gomes/Semasc

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 236 vagas de emprego nesta sexta-feira, 19/4

elayne

Sine Manaus oferta 298 vagas de emprego nesta sexta-feira, 20/12

elayne

Prefeitura de Manaus garante capacitação de agricultoras em cadeia produtiva de flores ornamentais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais