Conexão Amazônica
GERAL

Grupo Queiroz vai expandir, em 2023, as ações de sustentabilidade

Publicidade

As ações desenvolvidas pelo Grupo Queiroz na área de sustentabilidade têm gerado impactos positivos para o negócio e a comunidade em geral, de tal forma que a intenção é expandi-las em 2023, quando a rede completa 30 anos de atuação. Entre as iniciativas estão o uso de energia solar, a implantação de projetos como o Queiroz Mais Verde, com pontos de coleta seletiva de papelão e plástico, e o apoio a ações como a Remada Ambiental, que promove a limpeza do igarapé do Gigante, no Tarumã.

O uso de energia solar já é uma realidade em quatro das 15 lojas do Grupo Queiroz em Manaus, e mais o centro de distribuição da rede, gerando por mês uma economia de R$ 13 mil. O grupo pretende, nos próximos meses, expandir o projeto, instalando placas solares em pelo menos mais 6 lojas na capital amazonense.

Publicidade

O diretor do Grupo Queiroz, Anderson Queiroz, ressalta que, além da economia financeira, a iniciativa tem como objetivo a utilização de uma energia limpa, abundante e que não agride ao meio ambiente. “Em 2023, a Queiroz completa 30 anos de atuação e essa é uma preocupação constante nossa. Faz parte da política de ESG (que significa Sustentabilidade, Social e Governança) do grupo”, destacou.

Outra iniciativa em plena expansão é o projeto Queiroz Mais Verde, que consiste na instalação de pontos de coleta seletiva de papelão e plástico, hoje já funcionando em 13 unidades, além do Centro de Distribuição. Nesses locais, são recolhidos resíduos gerados nas próprias lojas e os que são levados pela comunidade, dando o descarte correto para esses produtos. Em 2022, em Manaus, foram coletados 142 toneladas de papelão, 25 toneladas de plástico e 2 toneladas de papel.

Segundo Anderson Queiroz, o projeto está dentro da logística reversa, que é um conjunto de procedimentos adotados para recolher e encaminhar os resíduos gerados pelo negócio. Todo o material deixado nos pontos de coleta é recolhido por uma empresa parceira da Queiroz, que encaminha o material para reciclagem. “O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos e, cada um fazendo sua parte, o impacto é extremamente positivo”, frisou.

A Queiroz também apoia iniciativas externas em prol do meio ambiente. É o caso do Remada Ambiental, projeto que realiza mensalmente a limpeza do Igarapé do Gigante, no rio Tarumã Açu. Em 6 anos de existência do projeto, já foram retiradas mais de 55 toneladas de resíduos do igarapé e da região da Marina do Davi. Mais de 6 mil voluntários contribuíram com a ação, ao longo desse período.

O Grupo Queiroz é parceiro do projeto há um ano. Além de materiais doados para a realização das ações, como caiaque, a empresa mobiliza todos os meses colaboradores para atuarem como voluntários. Anderson destaca a importância da Remada Ambiental, para chamar a atenção da sociedade para o descarte correto dos resíduos.

“Nos unimos à essa iniciativa, pela importância dela e por estar alinhada aos nossos propósitos, mobilizando nossos colaboradores para que também façam a sua parte e, principalmente, se tornem multiplicadores dessa mensagem tão importante”, afirmou.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus divulga programação semanal do ‘Sine nos Bairros’

elayne

‘Núcleo duro’ de Bolsonaro em 2022 terá ministro, filhos e líder do PL

elayne

Povos dessana, tukano e baré, do Alto Rio Negro, participam da 2ª Mostra Indígena da Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais