Conexão Amazônica
CIDADES

Sejusc reforça data de lembrança do Holocausto

Publicidade

O conselho é coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos

“Essa data é um ato de defesa à vida”. A declaração é do Rabino Shaliach Roe Ícaro Moreno, acerca do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, celebrado nesta sexta-feira (27/01). Criada com o objetivo de relembrar o passado para não repetir o futuro, a data reforça os direitos humanos na sociedade, uma das missões da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Trabalhando para reforçar ações, promover e implementar atividades de conscientização, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc, realiza, elabora e coordena políticas públicas nas comunidades.

Representante da Associação Hebraista Bet Shalom, na zona norte de Manaus, Ícaro pontua que a data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para reforçar o valor da vida humana.

“Esse é um ato em defesa da vida, porque lembrar do dia das vítimas do Holocausto é mandar uma mensagem, não só aqui para o Amazonas, mas para o Brasil e a humanidade, que aqui tem pessoas que se importam com a vida e o direito à vida”, comenta o rabino.

O rabino ainda reforça as ações do Conselho de Igualdade Racial e da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPID).

“Com a evolução dos processos sociais e, principalmente, com o desrespeito às minorias – em que o judeu também faz parte -, nós estamos no Conselho porque é uma das maiores frentes que temos para defender o respeito, as questões éticas e as nossas origens mesmo miscigenadas”, reforçou o rabino.

A secretária executiva da Sedh, Gabriella Campezato, comentou que o trabalho em conjunto com os líderes do Conselho é essencial na disseminação do conhecimento.

“Reforçar essa data, iniciativas que enfatizem esse tema e outros voltados aos direitos humanos é um papel que trabalhamos juntos dos representantes do Conselho. Ao todo, são 13 cadeiras para a sociedade civil e 13 para o poder público, por isso conseguimos abranger uma grande área, uma vez que os líderes repassam seus conhecimentos para as comunidades e afins”, comenta a secretária.

Data internacional

Referente à liberação, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração e Extermínio Nazista Alemão de Auschwitz (o maior campo de extermínio do regime Hitler) em 1945, a data destaca a dimensão universal do Holocausto e incentiva a educação sobre a tragédia para que as futuras gerações rejeitem firmemente todas as formas de racismo, violência e antissemitismo.

FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejuc

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus adota teletrabalho em prevenção à Covid-19

elayne

Empresa é multada em R$ 100 mil por descarte irregular de resíduos industriais

elayne

Prefeitura realiza limpeza na orla do Bariri

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais