Conexão Amazônica
GERAL

Comunidade Campos Sales recebe ação da Prefeitura de Manaus contra a hanseníase

Publicidade

Como parte da programação do “Janeiro Roxo”’, campanha promovida pela Prefeitura de Manaus para a prevenção e controle da hanseníase, o Distrito de Saúde (Disa) Oeste promoveu, na manhã desta sexta-feira, 27/1, uma ação de saúde na comunidade Campos Sales, bairro Tarumã (zona Oeste).

A programação foi realizada na Congregação Batista Campos Sales, na avenida Fernando Sabino, e contou com a oferta de exames dermatológicos e consultas médicas, incluindo o apoio de profissionais da Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical Alfredo da Matta, para a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase.

Publicidade

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, enfermeira Rubia Medeiros, a ação é mais uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para sensibilizar a população sobre a hanseníase, sinais de sintomas da doença, formas de transmissão e tratamento.

“As unidades de saúde estão intensificando o trabalho de controle e prevenção da hanseníase durante todo o mês de janeiro, mas também é importante promover atividades em locais dentro das comunidades, como igrejas e escolas. O bairro do Tarumã é muito grande e organizar ações fora das Unidades de Saúde é uma forma de chamar a atenção da população sobre a hanseníase”, afirmou Rúbia Medeiros.

A técnica responsável pelo programa de Controle de Hanseníase do Disa Oeste, enfermeira Jussara da Silva Costa, explicou que o foco principal da ação foi a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase, mas que a comunidade também teve acesso aos serviços de testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C, exames para malária, coleta de material para o exame preventivo, vacinação contra Covid-19, coleta de material de exame para tuberculose e ações de educação em saúde.

“Convocamos a comunidade para participar da ação com a oferta de diversos serviços e fazendo o encaminhamento do paciente, de acordo com a necessidade, para os médicos clínicos ou dermatologistas. São serviços já oferecidos na rotina de atendimento das Unidades de Saúde, que trabalham com demanda livre na triagem dermatológica. Quando o paciente chega procurando um serviço, consultas médicas ou mesmo para fazer o preventivo, o técnico já faz a primeira abordagem, orienta sobre a hanseníase e faz a avaliação inicial, encaminhando para o atendimento médico”, informou Jussara Costa.

Para Maria Rosa Castro Cardoso, de 67 anos, a ação foi importante por facilitar o acesso dos moradores aos serviços médicos. “Ficou mais fácil o acesso aqui, principalmente porque tenho dificuldade de andar por conta da artrose. Aproveitei para fazer o exame de pele e também o exame preventivo”, contou Maria Rosa.

Em 2022, o município de Manaus registrou 111 casos novos de hanseníase, apresentando uma taxa de detecção de 4,92/100.000 habitantes, com sete casos novos em menores de 15 anos. Este ano, o município já notificou quatro casos confirmados de hanseníase.

Doença

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen. A transmissão da doença ocorre quando uma pessoa doente, sem tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros, transmitindo para pessoas sadias que convivem próximo e por tempo prolongado no mesmo ambiente. Por isso, os contatos dos pacientes, familiares e sociais, devem ser acompanhados nos serviços de saúde por um período de cinco anos para que, se houver a transmissão, a doença possa ser diagnosticada precocemente.

Os sintomas da doença surgem na pele e nos nervos. Os sintomas neurológicos incluem: formigamento, dormência, sensação de agulhada ou alfinetada, queimação ou sensação de brasa, sensação de um frio doloroso e sensação de choque elétrico. Na pele surgem manchas claras, ou avermelhadas e acobreadas com alteração de sensibilidade, perda ou diminuição do suor, e perda de pelo.

— — — 

– Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Boxes construídos irregularmente em área pública no Cidadão Manauara são demolidos

elayne

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas demonstra eficácia de tratamento contra o melanoma

elayne

Governo conclui levantamento das moradias na comunidade da Sharp

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais