Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Em Codajás, Polícia Militar detém homem por crime ambiental

Publicidade

Prejuízo ao crime está estimado em R$ 40 mil

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreendeu, na noite de terça-feira (07/02), mais de um quilo de pescado ilegal. A ação ocorreu no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus, durante fiscalização em uma embarcação.

Durante patrulhamento fluvial, por volta das 20h, a equipe abordou uma embarcação no rio Paraná do Salsa e, durante buscas, encontrou mais de um quilo de pescado de espécies em período de defeso. O proprietário e a carga apreendida foram encaminhados para a delegacia do município.

Proteção

A Instrução Normativa n° 35/2005, do Ministério do Meio Ambiente, proíbe anualmente, no período de 1º de outubro a 31 de março, a pesca, o transporte, a armazenagem e a comercialização de espécies como tambaqui, pacu, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, caparari, mapará e aruanã na bacia hidrográfica do rio Amazonas. Ainda conforme a normativa que institui o defeso, as práticas configuram crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.

Denúncias

A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

FOTO: Divulgação/PMAM

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Sema suspende visitas em Unidades de Conservação Estaduais para conter avanço do coronavírus no Amazonas

elayne

Municípios do AM sob gestão do União Brasil são contemplados no plano nacional de combate ao desmatamento e queimadas

elayne

Ameaçados pelo consumo ilegal, quelônios são pouco conhecidos por adolescentes de Manaus, aponta pesquisa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais