Conexão Amazônica
GERAL

Dia Mundial das Leguminosas: alimentos ajudam na nutrição adequada

Publicidade

Nas Feiras de Produtos Regionais, o consumidor poderá encontrar a ervilha em vagem e o feijão-de-corda regional

Neste Dia Mundial das Leguminosas, celebrado anualmente em 10 de fevereiro, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) fortalece a conscientização sobre a importância desses vegetais na alimentação humana e para o meio ambiente. Nas Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado, o consumidor poderá encontrar dois alimentos dessa categoria: a ervilha em vagem e o feijão-de-corda regional ou feijão-de-metro.

Conforme a nutricionista da ADS, Fabiana França, ao contrário do que o nome sugere, as leguminosas não são legumes, mas sim grãos produzidos em vagens, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e amendoim.

“As leguminosas estão entre os alimentos que não podem faltar no nosso dia a dia. Elas são importantes fontes de vitaminas, proteínas e minerais. A função é garantir a saciedade, os níveis recomendados de colesterol, o bom funcionamento do intestino e o controle da glicemia”, destaca a especialista.

As Feiras de Produtos Regionais têm uma diversidade de produtos, como frutas, folhagem, verduras e legumes, que são produzidas na região pelo sistema de agricultura familiar. Do grupo das leguminosas, o consumidor poderá encontrar a ervilha em vagem e o feijão-de-corda regional. Cabe ressaltar que a produção é sazonal e a oferta varia conforme as condições climáticas. Para alcançar retorno econômico, a produtividade de cada espécie agrícola exige, ainda, o emprego do manejo adequado.

Neste início de ano, produtores das feiras dos Shoppings Sumaúma (realizada às terças-feiras, das 14h às 19h) e Ponta Negra (às quartas, das 15h às 19h) e do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (aos sábados, das 5h às 11h) têm o feijão-de-corda regional.

Valor nutricional

O feijão-de-corda ou feijão-de-metro, além de ser considerado fonte de proteínas, também é fonte de cálcio, fósforo, sódio e potássio. O alimento apresenta, ainda, bons teores de vitamina A, tiamina e niacina.

E a ervilha torta ou ervilha em vagem é rica em vitamina C, fibras, ferro, zinco e uma das principais fontes os aminoácidos necessários ao corpo. A junção destas propriedades faz com que tenha ação anti-inflamatória, antioxidante, diminui a pressão arterial e reduz o colesterol.

Conforme o engenheiro agrônomo da ADS, João Netto, além de seu valor nutricional, as leguminosas também desempenham um papel importante no meio ambiente e na agricultura sustentável. “Elas contribuem com a manutenção dos solos contribuindo para a diminuição dos custos de produção das áreas manejadas na produção de alimentos”, disse.

Ao fixar nitrogênio no solo, explica Netto, elas ajudam a melhorar a fertilidade do solo e a reduzir a necessidade de fertilizantes químicos.

Segurança alimentar

A celebração do Dia Mundial das Leguminosas foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2016, com o objetivo de destacar a importância desses vegetais para a segurança alimentar e a nutrição. Conforme a nutricionista Fabiana França, é importante incentivar a população a incluir mais leguminosas na dieta e continuar o apoio à produção local.

FOTO: Ruth Jucá/ADS e Divulgação/Secom

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Prefeitura começa a imunizar animais na etapa rural terrestre da Campanha de Vacinação Antirrábica

elayne

Sine Manaus oferta 227 vagas de emprego nesta segunda-feira, 24/4

elayne

Jucea registra crescimento de 17,6% em aberturas de novas empresas em 2020

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais