Conexão Amazônica
SAÚDE

“O +Respirar mudou o meu modo de viver”, diz paciente que ficou 16 dias internada por conta da Covid-19

Publicidade

Em programação especial de carnaval, pacientes comemoram ciclo de tratamento no programa

Após três meses de reabilitação no programa +RespirAR, Irene Chaves recebeu alta no ritmo de folia carnavalesca, nesta quinta-feira (16/02), na Vila Olímpica de Manaus. Aos 67 anos, em razão da Covid-19, a paciente ficou internada 16 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e hoje se alegra com samba no pé ao completar com sucesso o ciclo de tratamento do programa do Governo do Amazonas.

Publicidade

“Cheguei aqui no programa muito debilitada, por consequências da Covid-19, tinha dificuldade para andar e fazer minhas atividades diárias. Hoje me sinto feliz, pois o +Respirar mudou o meu modo de viver”, destacou Irene, paciente do programa no núcleo Vila Olímpica, localizado na zona Centro-Oeste de Manaus.

Coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SESAU), o programa realizou neste mês de carnaval uma programação especial em ritmo de folia. O “Bloco de Altas” na Vila Olímpica contou as com tradicionais marchinhas carnavalescas que animaram os pacientes reabilitados, além de atividades físicas que geraram momentos de integração durante a entrega dos certificados aos 11 pacientes do núcleo.

“São mais de 30 mil amazonenses que já receberam alta por meio do +RespirAR, sabemos da responsabilidade que temos com a população amazonense. Por essa razão o governador Wilson Lima investe para que as pessoas que passaram pelo tratamento tenham qualidade de vida”, ressaltou o diretor-presidente Jorge Oliveira.

Com confete e serpentinas, Eldia Guedes, 62 anos, comemorou sua reabilitação com os demais pacientes. “Meu sentimento é de alegria por estar recebendo alta, cheguei no programa com problemas nas minhas articulações, sentia fortes dores na mão e joelho. Hoje, consigo me movimentar melhor e estou feliz por compartilhar esse momento”, ressaltou.

Com reconhecimento internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa +RespirAR une fisioterapia e atividade física como ferramenta para a melhoria da saúde pública, proporcionando atendimentos para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, pacientes com questões ortopédicas e neurológicas.

Irene Chaves. FOTOS: Rudson Renan /Faar

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

População se emociona ao receber vacina em mutirão da Prefeitura de Manaus

elayne

Começa hoje estudo brasileiro de 3ª dose em quem tomou CoronaVac

elayne

Esmaltação em gel e outras atividades de rotina podem esconder riscos à pele

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais