Conexão Amazônica
SAÚDE

Amazonas registra aumento nos casos de Covid-19 às vésperas do Carnaval

Publicidade

De 1° de fevereiro até quinta-feira (16), foram 1.693 diagnósticos positivos para Covid, contra  517 casos em janeiro

Manaus (AM) — Amazonas registra um aumento significativo dos casos de Covid-19. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), antes mesmo do mês acabar, fevereiro já registrou o triplo do total de casos notificados ao longo de todo o mês de janeiro.

De 1° de fevereiro até quinta-feira (16), foram 1.693 diagnósticos positivos para Covid, contra  517 casos em janeiro. 

Esse aumento provoca uma alta na quantidade de hospitalizações. Entre 1 e 16 de fevereiro, 99 pacientes foram internados, o que representa um número 450% maior que as 18 hospitalizações registradas em todo o mês de janeiro.

Apesar do aumento de casos e hospitalizações, a quantidade de mortes em decorrência da doença segue reduzido. Para especialistas, isso é efeito direto da imunização contra a Covid. Conforme a FVS, houve uma morte em janeiro, e outra em fevereiro.

A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destaca que a principal forma de proteção para curtir o Carnaval em segurança é a vacinação. 

“Importante dizer que estamos, sim, com aumento de casos, e consequentemente, com aumento de internações. Por isso, é importantíssimo atualizar o esquema vacinal, e lembrar que inclusive a vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde aqui da capital”,disse.

Os imunizantes bivalentes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. Essas vacinas começaram a ser aplicadas em Manaus na quarta-feira (15).

A diretora-presidente da FVS também orientou que quem sentir sintomas de doenças respiratórias deve ficar em casa.

Divulgação

Fonte: EM TEMPO –

Publicidade

Leia mais

Covid-19: OMS aponta queda de casos no mundo pela 6ª semana

Elaine Marques

Novo título: hábitos ruins: estratégias eficazes para uma mudança duradoura

Elaine Marques

Agentes farão vistoria em 25,7 mil imóveis de Manaus para identificar criadouros do Aedes aegypti

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais