Conexão Amazônica
SAÚDE

Amazonas registra quatro mortes por influenza H1N1 em 2023

Publicidade

Segundo a FVS, houve um aumento dos casos de influenza a partir de novembro de 2022 e atingiu o pico da doença entre janeiro e fevereiro de 2023.

O Amazonas registrou quatro mortes por influenza, do tipo H1N1, em 2023, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O estado ainda teve 140 casos da doença entre janeiro e 15 de fevereiro de 2023No mesmo período de 2022, não houve nenhum caso de influenza.

Em 2023, o Amazonas teve 57 casos de H1N1 em janeiro e 83 nos primeiros 15 dias de fevereiro. Entre eles, quatro pessoas morreram nos primeiros dois meses em decorrência da doença.

Segundo a FVS, houve um aumento dos casos de influenza a partir de novembro de 2022 e atingiu o pico da doença entre janeiro e fevereiro de 2023.

“Normalmente, quando a gente acompanha os vírus, percebemos que eles têm uma tendência a aumentar o número de casos a partir de novembro. Então, ele começa a aumentar em novembro, dezembro. Na virada de dezembro para janeiro, nós temos geralmente um pico de notificações, que a gente não observou esse ano [2022], e está observando agora, de janeiro para fevereiro”, esclareceu o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Alexsandro Melo.

A diminuição de casos deve acontecer em março, quando o período sazonal fica próximo do fim. “Ainda temos uns 40 a 60 dias de circulação do H1N1, e depois, tende a diminuir o número de casos” apontou o chefe do DVE.

Prevenção

As principais medidas preventivas para vírus respiratórios, como a influenza, são as seguintes:

  • Atualização do esquema vacinal;
  • manter as mãos higienizadas;
  • usar máscara de proteção respiratória se tiver sintomas gripais;
  • não compartilhar objetos pessoais.

— Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Rio Preto da Eva realiza ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti

elayne

Prefeitura destaca papel dos profissionais de saúde no diagnóstico do câncer do colo do útero

elayne

Dispensação do Componente Especializado na Fundação Alfredo da Matta atende 700 pacientes em um ano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais