Equipe de Manacapuru agora encara o Paysandu na sequência da competição regional
Com atuação dominante, o Princesa bateu o Manaus pelo placar de 2 a 0, na noite desta quarta-feira (22), em plena Arena da Amazônia, pelas oitavas de finais da Copa Verde. O placar garantiu a classificação ao Princesa em sua quarta participação na competição regional.
Com dois gols do artilheiro Aleílson – expulso pelo acumulo de cartão amarelo na comemoração do segundo gol -, o Tubarão de Manacapuru quebra um tabu de nunca ter vencido o Gavião na Arena da Amazônia.
Com o resultado, o Princesa agora encara o Paysandu, que eliminou o Real Ariquemes, por 3 a 0. A partida entre as duas equipes deve acontecer em meados de março. Pelo amazonense, o Tubarão volta à campo no próximo domingo (26), às 15h30, no Francisco Garcia, contra o Parintins. Já o Manaus tem jogo contra o Amazonas, no sábado (25), às 15h30, na Arena da Amazônia.
O jogo
Logo aos três minutos, na bola parada, o Manaus chegou primeiro. Serginho experimentou de meia distância, a bola foi na direção do gol e o goleiro Waldson espalmou para realizar a defesa. Na primeira finalização do Princesa, Juninho achou espaço pelo lado esquerdo, chutou de fora, mas a bola passou pelo lado direito de Reynaldo e se perdeu pela linha de fundo.
Investindo nas jogadas pelo lado esquerdo com Serginho, o Manaus pecava na hora de achar o último passe. Já o Princesa se aproveitava de espaços deixados no contra-ataque. Inclusive, algumas dessas jogadas renderam oportunidades na bola parada.
Aos 40, Paranhos lança Serginho pelo lado esquerdo, espera a aproximação de Gharib, que chuta em baixa da bola e acaba desperdiçando a chance para o Gavião. Quatro minutos depois, pênalti para o Tubarão. O árbitro Alisson Sidnei Furtado, bem posicionado, viu falta de Gutierrez em Jonas dentro da grande área. Na cobrança, Aleílson cobrou no meio e abriu o placar na Arena da Amazônia.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da etapa final, o Princesa se lançou ao ataque. Na retomada, o Manaus conseguiu engatar um contra-ataque, Klenisson tocou para a entrada da área, Serginho chutou de perna esquerda, mas a bola não ofereceu perigo a meta de Waldson. Aos 15, o Tubarão respondeu na mesma moeda e quase ampliou. Aproveitando do espaço deixado por Lucas Carvalho no lado direito da defesa, Aleílson levou até a grande área, passou por Jefferson e chutou cruzado, a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Reynaldo, com Koffi quase conseguindo desviar.
Partindo para o ataque, o Manaus conseguiu chegar por meio da bola parada. Kadu chutou, o arqueiro do Tubarão tirou parcialmente, Klenisson chutou cruzado, Jefferson tentou desviar, mas Koffi roubou a bola e saiu jogando com qualidade para o Princesa. Na resposta, Aleílson e Felipinho tabelaram, o camisa 23 chutou de fora, mas a bola foi fraca e Reynaldo encaixou sem problemas. Aos 31, foi a vez de Luciano, o atacante tentou chutar de fora da área, mas Reynaldo fez a defesa.
Polêmica e definição
Aos 45, o Manaus reclamou muito de um gol a seu favor que foi anulado pela arbitragem. No lance, Cardoso avançou pelo lado direito e cruzou, Klenisson desviou para o gol, Tico tirou em cima da linha, mas a bola ficou viva. Cardoso, que vinha de fora do campo, cabeceou para dentro da área e Silvano completou para o gol. Mas o assistente já marcara a posição irregular do atacante.
E para decretar o balde de água fria nos torcedores do Manaus, aos 47, Tiririca lançou Jonas, que cruzou no jeito para Aleílson. O atacante desviou de peito e garantiu o Tubarão de Manacapuru nas quartas de finais da Copa Verde. Na comemoração, o camisa 23 tirou a camisa e tomou o segundo cartão amarelo, sendo expulso e ficando fora do jogo contra o Paysandu.
Ficha Técnica
Manaus 0 x 2 Princesa (Oitavas de final da Copa Verde)
Manaus: Reynaldo; Lucas Carvalho (Cordeiro), Jefferson, Gutierrez e Renan Luis; Gilson Alves, Paranhos (Silvano) e Gharib (Kadu); Wilson Jr (Klenisson), Serginho (Cardoso) e Michel
Técnico: Paulo Henrique
Princesa: Waldson; Tico, Eric, Ivanzinho (Juci) e Wesley (Fabrício); Koffi, Felipe Tiririca e Toró (Luciano); Juninho (Felipinho), Jonas e Aleílson
Técnico: Aderbal Lana
Local: Arena da Amazônia
Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Data: 22 de fevereiro de 2023, quarta-feira
Horário: 20h (horário de Manaus)
Gols: Aleílson (46′, 1°T), (47′, 2°T) – (PRS)
(Foto: Paulo Bindá)
Daniel Prestes
fonte: ACrítica