Conexão Amazônica
SAÚDE

Tecnologia rastreia presença de malária e outros vírus em doadores do Hemoam, no AM

Publicidade

Com a implatanção da nova tecnologia no Hemoam, o Amazonas é O primeiro banco de sangue da Região Norte a a testar doadores de sangue para malária.

O Amazonas é o primeiro banco de sangue da Região Norte a testar doadores de sangue para malária. A nova tecnologia, implantada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), rastreia a presença de malária e outros vírus em doadores de sangue do hemocentro.

O Kit NAT Plus, desenvolvido pela Fiocruz, submete as bolsas de sangue a uma testagem e, dependendo do resultado, o teste pode reduzir o tempo de espera de pessoas que contraíram a doença.

De acordo com o Hemoam, mais de 500 pessoas que procuraram bancos de sangue no Amazonas em 2022, não puderam fazer a doação. O motivo seria o doador morar ou ter visitado locais considerados de risco de infecção pela malária.

A recomendação para pessoas que foram para áreas endémicas, para doar sangue é ficar 30 dias em Manaus, para descartar a infecção pela doença.

Já a pessoa que teve malária, só pode doar sangue um ano após a recuperação.

Com a testagem por meio da nova tecnologia, o tempo de inaptidão para doação de sangue dos pacientes que tiveram malária pode passar de um ano para até um mês.

Como funciona?

A plataforma permite a análise simultânea de 552 amostras de sangue de doadores. O laudo técnico sai após sete horas de processamento para quatro tipos de vírus: malária, hepatites B e C e o HIV, o vírus da Aids.

— Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica

Por Ruthiene Bindá, Rede Amazônica

Publicidade

Leia mais

Dia de saúde com serviços gratuitos fecha o Outubro Rosa no Centec

elayne

Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada no Brasil.

elayne

Prefeitura chama atenção para saúde mental e emocional no Dia ‘D’ da campanha ‘Janeiro Branco’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais