Conexão Amazônica
CULTURA

Prefeitura de Manaus participa de passeata em prol do combate à violência contra a mulher

Publicidade

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou da passeata “Mulheres pela Democracia”, iniciada na Praça da Saudade, na rua Simão Bolívar, e finalizada no Largo de São Sebastião, na rua 10 de Julho, ambas no Centro, zona Sul da cidade.

“Nesse 8 de Março, nos unimos aos movimentos sociais da cidade que vêm trazendo essa temática da luta feminina pela democracia, pelo fim da violência contra mulheres, pelo respeito e por uma sociedade que não seja machista e, por consequência, extemporânea”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas Para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

Enquanto percorria a área central da cidade, a passeata, organizada pelo Fórum Permanente de Mulheres de Manaus, abordou diversos temas referentes à realidade feminina e a luta democrática, tais como o combate à violência doméstica, à exploração sexual e à disparidade salarial entre homens e mulheres, além da luta pelo acesso à direitos básicos, como saúde, educação e segurança alimentar, por exemplo.

“É um momento de luta por todas as mulheres que diariamente têm seus direitos básicos violados, um movimento que vem para reforçar o trabalho realizado pelo poder público e de outras organizações da sociedade civil como um todo”, afirmou ainda a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher, Elianne Domingues.

Para uma das organizadoras da passeata Elisiane Andrade, do movimento Marcha Mundial das Mulheres, a luta pela democracia da perspectiva feminina engloba não apenas o direito à liberdade, mas também o “direito de existir”.

“Vivemos em um estado altamente violento para mulheres, que mata e violenta em números alarmantes, o que é um quadro extremamente triste. Então, é na pluralidade de movimentos e ideias reunidos aqui nos unimos para dizer basta a todas as formas de violência e para celebrar a luta, a vida e a resistência das mulheres”, concluiu.



Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus estuda Temporada de Cruzeiros 2021/2022

elayne

Agendão cultural traz eventos natalinos e cinema na primeira semana de dezembro

elayne

Orquestra de Violões do Amazonas realiza concerto ‘Mistura Brasileira’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais