Conexão Amazônica
GERAL

Forte chuva causa pelo menos sete alagamentos e dois deslizamentos em Manaus, diz Defesa Civil

Publicidade

Em 24 horas foram registrados 61,4 milímetros de precipitação sobre a capital amazonense. O índice é 19% da média histórica de chuvas para março

A forte chuva que cai sobre Manaus desde a madrugada deste sábado (25), vem com um novo alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras. O risco pode se estender até o domingo.

Publicidade

Em 24 horas foram registrados 61,4 milímetros de precipitação sobre a cidade, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Só nestas 24h, Manaus registrou 19% da média histórica de chuvas para março.

Até o momento o Corpo de Bombeiros atendeu apenas uma ocorrência, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Outros alagamentos foram relatados à reportagem na Comunidade da Sharp, bairro São José, Nova Floresta, Zumbi e Grande Vitória. A Defesa Civil de Manaus emitiu até as 8h30 da manhã 7 ocorrências de alagação e 2 de deslizamento, nenhum em áreas de altíssimo risco.

Na Rua Barretos, no Grande Vitória, várias casas ficaram alagadas após um barranco desmoronar nas primeiras horas da manhã. Conforme moradores, o sinistro ocorreu por volta das 6h30.

“Ficou tudo cheio aqui. Não tinha condições nem para comprar pão. Estamos com tudo alagado aqui. O igarapé grande transbordou”, narrou Antônio Pinto que teve uma das casas inundadas.

As zonas mais afetadas foram a Zona Oeste com 39 milímetros de chuva, Norte com 69 milímetros, Sul com 33 milímetros, Leste com 108 milímetros e Centro-Oeste com 58 milímetros de precipitação. Para ter uma noção, a média histórica para o mês de março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é 320,9 milímetros.

Conforme a Defesa Civil nacional, córregos e canais em áreas ocupadas às margens dos igarapés Mindú, Goiabinha, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo estão mais propícias ao registro de “inundação brusca”.

“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela presença de áreas de risco sujeitas a processos de movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de terra induzidos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas”, diz um trecho do alerta direcionado a Manaus.

A Defesa Civil acrescenta que em casa de emergências é importante seguir as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. O órgão pode ser acionado pelo 199 ou 193.

Giovanna Marinho

Fonte: @acritica

(Foto: Reprodução)

Publicidade

Leia mais

Prefeitura promove Semana do Bebê Manauara na comunidade Indígena Nova Vida

elayne

Beneficiários com NIS final 5 recebem hoje Auxílio Brasil

elayne

Amazonas Energia lança serviço de atendimento e pagamento de fatura de energia elétrica em casa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais