Conexão Amazônica
CIDADES

Governo do Amazonas leva serviços de cidadania a desabrigados pelas chuvas nas zonas sul e leste de Manaus

Publicidade

Ações  realizadas em parceria com o Cetam alcançaram 70 moradores 

Cerca de 70 moradores das áreas afetadas pela chuva nas zonas sul e leste de Manaus receberam, nesta segunda-feira (27/03), serviços de cidadania e bem-estar ofertados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Na Comunidade da Sharp, foram 50 RGs emitidos. Com os documentos, os beneficiados poderão, dentre outras coisas, dar entrada nos auxílios dos governos estadual e federal. Os atendimentos foram feitos durante toda a manhã.

Além disso, a Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) emitiu nove declarações de hipossuficiência para gratuidade da emissão de segunda via de certidão de nascimento junto aos cartórios da capital.

No Japiim, na zona sul da cidade, as equipes da Sejusc e Cetam atenderam no abrigo temporário viabilizado pela Sejusc na igreja  Sagrada Família da área missionária de Cáritas, no bairro Japiim, na zona sul da cidade.

Parceria

O Cetam ofereceu cortes de cabelo feminino, masculino e infantil, atendendo cerca de 40 pessoas. Além disso, houve esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, massagem e tranças.

Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, explica que os serviços são necessários para a manutenção da autoestima das famílias afetadas.

“A emissão de documento é uma necessidade básica, que garante cidadania a todos, e os outros serviços são importantes porque essas pessoas perderam muita coisa, então ofertar esse cuidado é uma forma de elas olharem para si e acreditarem que o futuro será melhor, que esta fase será resolvida”, avalia a secretária.

A diretora-presidente do Cetam, Hellen Matute, destacou que a iniciativa também é uma forma de garantir dignidade. “Nossos alunos têm o carinho e o cuidado que muitas dessas pessoas precisam para esse momento. Quando nossas equipes decidiram pelas ações nos propomos a tornar essa fase um pouco mais leve, com mais dignidade para todos eles”, afirmou.

Desde o sábado (25/03) o Governo do Amazonas está em uma ação integrada entre a Sejusc, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas e Secretaria de Estado de Assistência Socialista (SEAS), além da Defesa Civil do estado, para garantir atendimento prioritário e de resposta rápida ao público atingido.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc

com informações da acessória

Publicidade

Leia mais

Tribunal de Justiça do AM determina home office para servidores até 31 de janeiro

elayne

Após repiquete, nível do Rio Negro volta a subir em Manaus

elayne

Prefeitura reforça frota de veículos para atender evento na base aérea neste domingo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais