Conexão Amazônica
GERAL

Regularização fundiária da Prefeitura de Manaus no Jorge Teixeira vai beneficiar mais duas comunidades

Publicidade

Após finalização de serviços de topografia e selagem na comunidade Coliseu, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a Prefeitura de Manaus está ampliando a área de regularização fundiária no bairro, beneficiando mais famílias das comunidades Santa Inês e Mariele, no entorno, com previsão de chegar a um número de até 7 mil famílias atendidas com a documentação.

São aproximadamente 4 mil regularizações previstas no Coliseu e as demais nas áreas adjacentes e entorno. A Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf) prorrogou os trabalhos na localidade e nesta quarta-feira, 28/3, esteve com equipes técnicas in loco para fazer adequações urbanísticas relacionadas ao mapeamento de vias públicas, logradouros e calçadas. Os ajustes são necessários em razão de alterações de drenagem em decorrência do grande volume de água pluvial neste mês, considerando que o último levantamento topográfico foi feito em outubro de 2022.

São feitos in loco o levantamento de área de preservação, de lixeiras viciadas, inclinações de terreno e análises de acesso com foco na melhoria para as intervenções urbanas e de recuperação.

“Com a topografia temos o registro das coordenadas de forma precisa quanto aos limites de cada lote, assim como a delimitação dos espaços públicos e área de preservação ambiental”, explicou o vice-presidente da Vpreshaf, Renato Queiroz.

Além dos levantamentos em campo são feitos os diagnósticos sobre o histórico fundiário da comunidade, a fim de conferir a segurança jurídica para atender a Lei para Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Topografia

Já são 2 mil lotes concluídos com serviços de topografia, selagem e cadastro social nas etapas I, II e III. A selagem é um cadastro preliminar realizado com a identificação dos lotes e casas com uso de drone. Mais mil lotes terão a selagem completa até o final deste mês.

Após a selagem, os imóveis recebem um selo e, posteriormente, os assistentes sociais e equipe de arquitetura fazem a confirmação in loco.

Paralelamente, são feitos os cadastros socioeconômicos das famílias.

No Coliseu I foi concluída a topografia dos lotes. Após a topografia são gerados os memoriais e as peças técnicas para envio à fase cartorial.

Enquanto a topografia foi concluída no Coliseu I, no Coliseu II foi finalizado o cadastro social, faltando selagem e topografia. No Coliseu III a selagem está completa e o cadastro está em finalização, seguindo para posterior topografia.

No Coliseu I os cadastros foram finalizados com 877 famílias; no Coliseu II há 485 peças em andamento; e na etapa III, mais 638 pessoas em atendimento. A etapa I é a maior área de ação e está com metade do serviço concluído.

Documentos

Quem por algum motivo mora na comunidade Coliseu, onde estão sendo realizados os trabalhos de regularização, e perdeu a fase de cadastro, tem o registro salvo como morador não identificado e o lote delimitado. Esses populares devem procurar a sede da Vpreshaf para apresentar os documentos necessários, incluindo de identidade e conta de energia ou água da sua residência.

A sede da Vpreshaf funciona na rua Jamary, nº 131, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

As equipes de regularização em campo estão em constante contato com os líderes comunitários e foram feitas pelo menos cinco visitas a moradores ausentes, que podem trabalhar o dia todo fora e não ter ninguém disponível na moradia.

O que é a regularização?

Regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme a Lei Federal 13.465/2017 e a Lei Municipal 2.492/2019.

— — —

 – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Publicidade

Leia mais

Garoto libertado de tambor recebe doações de todo o País

elayne

Mais de 30 mil exemplares serão doados pela Prefeitura de Manaus na ‘6ª Feira do Livro’, neste sábado

elayne

Prefeitura garante acolhimento institucional a mulheres vítimas de violência através da Ycamiabas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais