Conexão Amazônica
CULTURA

Nesta quinta-feira (13), OAB-AM realiza primeiro evento indígena “Vozes da Floresta”

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, realiza, nesta quinta-feira, 13 de abril, das 16h às 18h, o primeiro evento dedicado à cultura e luta dos povos originários, o “Vozes da Floresta”, como parte da programação do mês de abril, que é dedicado à cultura indígena no Brasil e no mundo. A cerimônia acontecerá no auditório Rubi, localizado na sede da autarquia, situada na Av. Umberto Calderaro Filho, n° 2000, bairro Adrianópolis.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da plataforma Sympla: https://bit.ly/43ilwot. Os participantes receberão uma certificação de 5 horas complementares.

Publicidade

De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o principal objetivo da comissão é assegurar a proteção dos direitos dos povos indígenas, estando sempre atenta para defender os povos e as comunidades e, por isso, a realização do primeiro evento voltado ao assunto é importante.

“A pauta do indígena ela é muito importante para nós. Os indígenas são os verdadeiros donos dessa terra e eles chegaram antes de nós. A acessibilidade ela é constitucional, o acesso à justiça é constitucional, a OAB não pode permitir que os indígenas não tenham acesso à justiça e esse evento é importante para dar voz aos povos da floresta”, informou o presidente.

Segundo a presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Inory Kanamari, o evento é importante, pois traz inclusão e representatividade.

“É uma forma de combater o preconceito e o racismo contra indígenas, criando uma valorização da cultura, pois dará visibilidade as questões ambientais e indígenas no Amazonas e Brasil. O evento também trará diversos benefícios sociais para as populações indígenas e para a própria Ordem dos Advogados”, disse Inory.

Sobre o evento

O “Vozes da Floresta” é um evento indígena que tem o objetivo de criar a possibilidade de divulgação das diversas etnias no Amazonas, trazendo conhecimento sobre suas histórias e trajetórias, esse conhecimento é importante para sensibilizar a sociedade quanto à importância da preservação cultural e direitos dos povos indígenas.

Além de palestras e homenagens às lideranças indígenas do Estado do Amazonas, bem como autoridades e apoiadores das causas indígenas, serão realizadas atividades de música na língua materna das etnias Kanamaris, Matis, Mayurunas e fala dos representantes de diferentes etnias dos povos indígenas do Amazonas.

“Assegurar os direitos fundamentais nessa causa tão importante que é a causa das etnias, das populações indígenas. Nós temos uma história, uma cultura que deve ser protegida e o papel da comissão é esse, trabalhar em parceria com os órgãos, firmar diálogos e projetos que possam contribuir para as etnias indígenas,” disse a presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Inory Kanamari.

Parceria

O evento recebe o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AM, Fundação Estadual do Índio (FEI), Escola Superior de Magistratura do Amazonas (ESMAM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Faculdade La Salle e Faculdade Martha Falcão.

FOTO: Cristie Sicsú/ OAB-AM.

Publicidade

Leia mais

Governo prorroga prazo para pagamento de auxílio ao setor cultural

elayne

Companhia de Teatro Vitória Régia realiza apresentação de “A Pequena Esperança” nesta sexta-feira (3)

elayne

Manaus sediará evento pioneiro para impulsionar setor de condomínios na Região Norte

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais