Conexão Amazônica
POLÍTICA

Reforma que cria 3 secretarias e 92 cargos comissionados no Governo do AM é aprovada pela Aleam

Publicidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na manhã desta quarta-feira (26), em regime de urgência, a reforma administrativa que cria três secretarias e 92 cargos comissionados no Governo do Amazonas. O projeto, enviado pelo estado aos deputados, prevê, ainda, mudanças em outras três instituições.

A proposta foi enviada à Aleam na terça-feira (25), e já foi analisada pelos deputados na manhã desta quarta.

Antes da votação no plenário, o projeto foi analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Novas secretarias

O projeto prevê a criação de três secretarias. Veja, a seguir, as competências de cada uma.

  • Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás

A Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás terá a missão de coordenar as políticas públicas destinadas aos setores de energia, energias renováveis e geodiversidade. A pasta também atuará nos assuntos relacionados à mineração, à indústria de óleo e gás e à indústria de transformação mineral.

A proposta estabelece a criação de 21 cargos para atender as demandas da pasta.

  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

A secretaria tem como objetivo investir em políticas públicas relacionadas a saneamento básico e habitação na Região Metropolitana em Manaus. A pasta terá à disposição apenas dois cargos (a do secretário de Estado e a do secretário Executivo).

Uma das competências da secretaria é supervisionar obras da:

  • Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)
  • Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA)
  • Superintendência Estadual de Habitação (SUHAB)
  • Secretaria de Estado do Desporto e Lazer

A pasta irá suceder a atual Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e terá como objetivo gerenciar atividades de lazer e juventude para todas as faixas etárias, e incentivar a prática desportiva. O texto prevê a criação de 69 cargos para atender as demandas da pasta.

Mudanças

Além da criação de novas secretarias, a proposta prevê mudanças no Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran), Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Detran

O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran), que hoje é ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), agora será vinculado à Secretaria de Governo.

FUnATI

O texto estabelece a criação de sete cargos que atenderão a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). As novas funções são:

  • Reitor (1)
  • Vice-reitor (1)
  • Pró-reitores (5)

Todos os cargos serão nomeados pelo Governo do Amazonas. Os ocupantes do cargos de pró-reitor, deverão ter, no mínimo, nível superior e especialização em Gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento em dimensões biológicas).

Os salários dos cargos seguirão o mesmo padrão dos reitores, vice-reitores e pró-reitores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

— Foto: Bruno Zanardo/Secom

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Governo zera imposto de importação de medicamentos contra a covid-19

elayne

PP lança pré-candidato em aliança com o PSC no Careiro da Várzea

elayne

Saiba onde ocorrerá adesivaço de David Almeida neste fim de semana

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais