Conexão Amazônica
POLÍCIA

PF deflagra operação em Manaus contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Publicidade

Além de Manaus, busca e apreensão está sendo realizada em Natal (RN) e nos estados do Acre, Maranhão, Pará, Piauí e Santa Catarina

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (27/04), a Operação Tricoat II, em Manaus, que tem como alvo uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas interestadual.

Na ação, mais de 100 policiais federais estão cumprindo dois mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em Manaus, Natal (RN) e nos estados do Acre, Maranhão,  Pará, Piauí e Santa Catarina, cujas cidades não foram divulgadas.

As investigações contra o grupo criminoso iniciaram-se em janeiro de 2022, em que foi constatado um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para estados do Brasil, principalmente, para a região nordeste, por meio terrestre. Além disso, apurou-se a realização de lavagem de capitais oriundas do tráfico de drogas.

“Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, um núcleo – liderado por um empresário acreano – se utilizava de um mercado sediado em Rio Branco, a fim de simular um funcionamento regular do estabelecimento, para justificar os valores e os bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas”, diz trecho da nota.

De acordo com a PF, os investigados movimentaram mais de 37 milhões de reais em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte por meio de transações em espécie. Diante da situação, foram autorizados pela Justiça o Bloqueio de Contas, sequestro de imóveis, terrenos, itens de luxo, bem como carros.

Os investigados serão indiciados por integrar associação criminosa para o tráfico de drogas, por lavagem de dinheiro e por tráfico interestadual de drogas, cujas penas somadas podem chegar até 33 anos de prisão.

Fonte: REDAÇÃO TH

Foto; Divulgação

Publicidade

Leia mais

Em Tefé, PC-AM prende homem por estupro de uma adolescente ocorrido em 2015

elayne

Líder de facção criminosa, “Fofão”, é preso por crimes no AM

elayne

Sargento é morta a tiros por colega de trabalho dentro de delegacia em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais