Conexão Amazônica
SAÚDE

Parintins: Saúde realiza visitas técnicas para fortalecer planejamento de ações de vigilância em festival folclórico

Publicidade

Ações integram fortalecimento da vigilância no período pré-festival

Visando fortalecer a realização de ações de saúde e monitoramento para eventos de massa, técnicos da Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizam, durante o mês de maio, visitas técnicas a Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por ocasião do 56º Festival Folclórico a ser realizado na Ilha Tupinambarana.

De forma integrada, os profissionais de saúde dão suporte à equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Parintins), visando a prevenção de riscos à saúde da população no período do evento, que será realizado nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. As ações consistem em três etapas com ações em momento pré-festival, durante e pós-festival.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as ações prévias ao festival desempenham um papel fundamental na redução de riscos à saúde pública e no bem-estar de todos os participantes do evento. “É essencial implementar ações de prevenção e preparação. Vamos trabalhar juntos para fortalecer, ainda mais, o Festival de Parintins seguro e saudável para todos”, afirmou.

Nessa etapa pré-festival, os técnicos dão suporte à Semsa Parintins com a intensificação das ações das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Laboratorial, Ambiental e Saúde do Trabalhador. Entre essas áreas de atuação, estão incluídos treinamentos para prevenção de violências, acidentes, doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações para comércio de venda de bebidas e alimentação.

Visitas técnicas

Até esta quarta-feira (17/05), as visitas ocorrem por meio de três setores da FVS-RCP: o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), a Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH) e a Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS).

Roberta Lima Danielli, técnica do CIEVS, é uma das profissionais que atuam no fortalecimento de respostas rápidas diante de eventuais doenças e riscos identificados. “O planejamento junto às equipes em Parintins permite que as ações sejam realizadas da melhor forma possível, através do conhecimento técnico da realidade do município e, também, para o aumento de pessoas durante o festival”, disse.

Pela REVEH e CECISS, especificamente, foram realizadas visitas técnicas ao Hospital Padre Colombo e Hospital Regional Dr. Jofre Cohen, com objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde hospitalar para as doenças de notificação compulsória (obrigatória) e infecções em serviços de saúde.

Ainda na primeira semana do mês, de 8 a 13 de maio, as visitas técnicas foram realizadas pela equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa). “Essas visitas fortalecem as ações que estamos realizando na cidade, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados durante o Festival”, pontua Jimmy Torquato, gerente de produtos do Devisa na FVS-RCP.

A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Amazonas (Cerest-AM), também unidade da FVS-RCP, orientou trabalhadores dos galpões dos bois-bumbás para garantir proteção durante o festival.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Por Matheus Gil/agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Saiba qual a diferença entre pernilongo e mosquito da dengue

elayne

Prefeitura de Manaus alerta para importância do tratamento preventivo da tuberculose na capital

elayne

Prefeitura de Manaus anuncia construção de base metropolitana do Samu e reformas de UBSs através de emenda federal

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais