Conexão Amazônica
CULTURA

Amazonastur realiza ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em meios de hospedagens

Publicidade

A campanha “Faça Bonito”, realizada há 23 anos no mês de maio, traz notoriedade à luta contra o abuso e exploração sexual na infância e adolescência

Por iniciativa da Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur), mais de 50 meios de hospedagens, como hotéis e pousadas, além de agências de viagens e transportadoras turísticas, receberam a ação de intensificação de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, até quarta-feira (17/05).

Na avaliação do presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o comprometimento do Governo do Amazonas com a questão é demonstrado com o resultado alcançado no primeiro quadrimestre deste ano, período em que o órgão realizou 53 atividades de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

“Essa iniciativa se trata de uma atividade contínua da Amazonastur, fundamental para prevenir e combater a violência sexual de crianças e adolescentes nos meios de hospedagens. Ao conscientizar os funcionários desses estabelecimentos e implementar medidas de segurança, contribui-se para um turismo mais ético e responsável, que respeita os direitos das crianças e adolescentes”, disse o presidente.

A Amazonastur atua em parceria com diversos órgãos, entre eles a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Companhia de Policiamento Turístico da Polícia Militar do Amazonas (Politur), que apoia as ações de sensibilização.

Canal de denúncias

Os hoteleiros, recepcionistas e demais funcionários foram orientados sobre os canais sigilosos e gratuitos de denúncia de casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, como o Disque 100 e o Disque 191.

Além disso, os estabelecimentos foram orientados sobre a importância de implementar medidas de segurança, como o cadastro de hóspedes menores de idade e a verificação de documentos de identificação. Os servidores da Amazonastur realizam, ainda, distribuição de materiais informativos e divulgação sobre como identificar e denunciar casos de violência sexual.

As ações de ordenamento têm como objetivo verificar se os estabelecimentos estão cumprindo as normas legais de segurança e higiene, além de verificar se há indícios de exploração sexual de crianças e adolescentes nos locais. Caso sejam identificados problemas, as autoridades competentes serão acionadas para tomar as medidas necessárias.

Faça Bonito

O dia 18 de Maio, nesta quinta-feira, tornou-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes. Em 2023, é o marco dos 50 anos da morte de Araceli Crespo.

A programação se encerra no dia 31 de maio, com uma caminhada pelas ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e iluminação da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no município. Na ocasião, também acontece o início das mobilizações das ações para o 56º Festival Folclórico de Parintins, que este ano atuará em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Amazonastur e Sejusc, no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o festejo.

FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur

Por Matheus Gil/agenciaamazona

Publicidade

Leia mais

Garantido e Caprichoso recebem investimento da Coca-Cola Brasil

elayne

Lançamento do Documentário “Esoterismo na Amazônia – Parte III” Celebra Cultura e Energia da Floresta

Daly Ruiz

Pátio Gourmet comemora “Malbec Day”, com aula especial sobre harmonização de vinhos produzidos com esse tipo de uva

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais