Conexão Amazônica
GERAL

É hoje – Dia Mundial Sem Tabaco: especialista explica porque o cigarro é um dos maiores inimigos do seu sorriso

Publicidade

Hoje é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e a dentista Bruna Ghiraldini aproveita a ocasião para alertar sobre os malefícios do fumo para a saúde bucal

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam: a dependência do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. 

Publicidade

A maioria das pessoas sabe que fumar é altamente prejudicial para a saúde, afinal, o tabagismo está relacionado a mais de cinquenta doenças, como infecções respiratórias, câncer, desordens cardiovasculares, problemas crônicos, infertilidade, impotência sexual, úlceras do aparelho digestivo, entre outras. 

No entanto, muitos ainda não percebem os danos para a boca, gengiva e dentes. “O hábito de fumar é altamente nocivo para a saúde bucal”, alerta Bruna Ghiraldini, doutora em Implantodontia e coordenadora de P&D da S.I.N Implant System. “Fumantes têm chances elevadas de desenvolver câncer na cavidade oral e doenças periodontais”, explica. “O fumo também pode tornar a cicatrização de procedimentos dentários mais lenta e, além disso, o alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau hálito”, conclui.

A especialista detalha alguns dos problemas decorrentes do fumo para a saúde bucal. Veja a seguir:

  1. Autoestima prejudicada: “O fumo altera a pigmentação dos dentes que, com o passar do tempo, adquirem uma coloração amarelada que pode progressivamente evoluir para tons de cinza, marrom e preto”, alerta a Dra. Bruna. “Além disso, o hálito do paciente também fica comprometido, com um odor forte e desagradável”. Obviamente, isso impacta negativamente na vida social e profissional do paciente.
  2. Risco elevado para o câncer bucal: este tipo de câncer pode acometer região das bochechas, língua, céu da boca e lábios. Os sintomas mais frequentes são os inchaços e caroços na região. “O vício em cigarros, cachimbos e charutos é, inclusive, a principal causa do surgimento deste tipo de câncer”, alerta a especialista. “Fumar também aumenta a ocorrência de leucoplasia oral, lesões brancas pré-cancerosas na boca que podem evoluir para câncer bucal”. 
  3. Maior propensão à perda dentária. Os fumantes têm maior chance de desenvolver doenças gengivais do que os não fumantes, e esse risco aumenta com o número de cigarros fumados e a quantidade de tempo fumando. E a doença periodontal é a razão número um da perda de dentes em adultos. Inicialmente, ocorre a gengivite, infecção que se desenvolve quando as bactérias ficam sob as gengivas e a placa e o tártaro se acumulam, resultando em gengivas inchadas, doloridas e vermelhas. Se não for tratada precocemente, a doença progride e se torna periodontite. Nesta fase, as gengivas começam a se afastar dos dentes, formando abscessos e ocorrem danos aos ossos e tecidos, levando à perda dentária. 
  4. Fumar irrita os ductos das glândulas salivares. E, por isso, os fumantes têm maior chance de desenvolver estomatite nicotínica, que ocorre quando o interior da boca é exposto a um calor extremo que deixa o palato branco e com aparência de “rachado”. Saliências vermelhas também podem estar presentes, decorrentes dos ductos inflamados. 
  5. Diminuição do olfato e paladar. A fumaça do tabaco causa um processo inflamatório permanente nos receptores de paladar e olfato. “A boa notícia é que com a cessação do hábito, a tendência é que estes sentidos voltem à normalidade em pouco tempo”, diz a especialista. 

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Fonte: Key Press Comunicação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza oficina de multiplicação de detergentes a mulheres da comunidade Coliseu 3

elayne

Casarão da Inovação Cassina conquista prêmio Jaraqui Graúdo pelo 3º ano consecutivo

elayne

Semmas recebe novos analistas ambientais para fortalecer ações

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais