Conexão Amazônica
MUNDO

Empresa brasileira acompanha as discussões para o tratado global contra a poluição do plástico em Paris

Publicidade

Central de Custódia alcançou 310 mil toneladas de plástico rastreadas em seu sistema e é um dos destaques no encontro

Representantes de 175 nações se reúnem desde segunda-feira, 29, em Paris, para o segundo encontro sobre o tratado global contra a poluição do plástico. Entre os representantes brasileiros está o Secretario Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, diplomatas e atores diretos na cadeia de reciclagem.

Publicidade

Em um cenário global de preocupação com o desenvolvimento sustentável e, após a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, o conceito de logística reversa ganha força como mecanismo para reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente. Na cadeia de logística reversa, o verificador independente desempenha papel fundamental para a segurança do processo, uma vez que a conferência e auditoria das notas fiscais garantem que o material de fato retornou ao ciclo produtivo.

A empresa brasileira Central de Custódia alcançou mais de 310 mil toneladas de plástico rastreadas. Proveniente de quase 1000 municípios brasileiros, esse montante foi adequadamente coletado, selecionado e reciclado para então retornar ao mercado, tendo como destino as indústrias e o comércio atacadista de material reciclável. Considerando o tempo mínimo (100 anos) de decomposição do PET, tipo de plástico predominante no rastreamento, é possível dimensionar os danos ambientais que seriam causados pelo descarte incorreto.

“Para entender a quantidade de embalagens que é efetivamente recuperada e destinada para reciclagem no país, torna-se essencial a validação dos dados e informações fornecidos pelas entidades e operadoras de sistemas de logística reversa.”, explica Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia que apresenta seus resultados no encontro global.

Lançado na última COP 27, o relatório Global Waste Initiative também aponta a digitalização e automação para verificação dos dados como uma diretriz necessária. No Brasil, o verificador de resultados foi, inclusive, regulamentado em nível federal por meio do Decreto Federal n° 11.413, 2023, e de Decretos Estaduais em Pernambuco, Paraíba, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Outro destaque da participação brasileira no encontro é a criação de um sistema de circularidade do plástico (Recircula Brasil), com participação da Central de Custódia junto à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o que tende a elevar ainda mais o volume de dados analisados pela empresa.

“Além de atender uma obrigação legal, a gestão de resíduos colabora diretamente com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.  A logística reversa de embalagens tem efeitos ambientais, sociais e econômicos positivos e seus resultados precisam ser verificados para garantir a isenção, independência e consistência das informações”, finaliza Bernardes.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Argentina registra aumento recorde de novos casos de covid-19

elayne

Brasileiros que estavam no Peru chegam a São Paulo; ainda há 12 mil retidos no exterior

elayne

Diretora da OMC pede ação para aumentar produção de vacinas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais