Conexão Amazônica
BRASIL

Justiça anula sentença de homem condenado sem direito de defesa no AM

Publicidade

De acordo com a defensoria, o homem, que havia sido preso por roubo, chegou a cumprir dois anos da sentença.

Após condenação sem direito de defesa, a Justiça do Amazonas anulou a sentença de um homem condenado a nove anos e seis meses de prisão, em Manicoré, interior do Estado.

O caso foi descoberto pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) durante uma inspenção carcerária em Manicoré.

“Ao analisar a situação dos internos, nos deparamos com esse caso onde o interno foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, num processo que não respeitou o princípio do contraditório e da ampla defesa. Ele foi sentenciado, não foi intimado para apresentar recurso, assim como a Defensoria também não foi notificada, e passou a cumprir a pena imediatamente”, disse o defensor público Ícaro Avelar.

A Constitução Federal, prevê no artigo 5º, que todo indivíduo só será privado de sua liberdade ou terá seus direitos restringidos mediante um processo legal.

Conforme o defensor, o homem, que havia sido preso por roubo, chegou a cumprir dois anos da sentença.

No entanto, ao identificar a falha judicial, a Defensoria Pública acionou a 1ª Vara Criminal em Manicoré, requerendo a desconstituição do julgamento, consequentemente, anulando a sentença.

O pedido foi aceito pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) após considerar plausível o argumento. A defensoria entrou com recurso para o caso.

— Foto: Divulgação/DPE-AM

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro

Elaine Marques

Ministro da Saúde fala sobre vacinação contra covid-19

Elaine Marques

Prefeitura de Manaus anuncia retomada dos trabalhos de recuperação de vias no bairro Japiim

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais