Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Primeira impressora 3D multicolorida do Brasil é do Amazonas

Publicidade

As impressoras 3D revolucionaram o mercado com a apresentação física de peças tridimensionais que facilitam a visualização de projetos diversos, desde maquetes de construções até modelos de apoio à indústria médica. Mas, até recentemente, ainda restava dar mais vida às impressões 3D, fugir do tom monocromático. Agora esse desafio foi superado. Com a impressora 3D multicolorida Gaia G-16, desenvolvida pela startup amazonense de mesmo nome com apoio da empresa B&Z, um mundo de possibilidades se abre para este segmento de impressão 3D.

Segundo os criadores da inovação, a Gaia G-16 é a primeira impressora 3D multicolorida do Brasil, o que por si só já demonstra a relevância da iniciativa. Afinal, conseguir realizar a impressão de peças de cores variadas dão maior dinamismo aos protótipos, além de permitir que se dê destaque a partes específicas para facilitar a comunicação, por exemplo, entre médicos e pacientes quando da apresentação de diagnósticos da área de saúde.

Publicidade

“Quando nos foi apresentado o projeto da impressora 3D multicolorida Gaia G-16, não tivemos dúvidas da relevância do projeto sair do papel e ser transformado em um protótipo”, afirma Alexandre Damasceno, engenheiro da empresa B&Z, com quem a startup Gaia fez parceria para tornar a impressora uma realidade, sendo possível chegar a uma variedade de 16 cores a partir da mistura de cores primárias.

Celeiro de inovações
A iniciativa da Gaia e a parceria com a B&Z, que possibilitou tirar a ideia do papel, demonstra como o Polo Digital de Manaus é um celeiro de inovações no campo da tecnologia. “E isso não é por acaso. Os constantes investimentos feitos em capacitação de recursos humanos a partir das verbas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundas da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM) permitem que inovações do tipo ocorram. Esta é a importância estratégica de se realizar os investimentos certos nas áreas certas! O retorno socioeconômico que o segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode propiciar é comprovado diariamente com resultados como este da Gaia e B&Z”, destaca Murilo Monteiro, diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM).

A startup já conta com registro de software e patente aprovada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o que confere maior credibilidade e reconhecimento ao trabalho efetuado em conjunto pela Gaia e pela B&Z.

Leia esta e mais notícias sobre o Polo Digital de Manaus em https://polodigitaldemanaus.com/

Acompanhe as redes oficiais em @polodigitaldemanaus

assessoria@polodigitaldemanaus.com
[26/6 19:35] +55 92 9528-2873: Mayara Pinheiro destaca defesa na regionalização da Saúde após reajuste de repasses para o AM

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) celebrou em plenário, nesta segunda-feira(26), o reajuste do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade para a Saúde do Amazonas. O Ministério da Saúde publicou a portaria concedendo o aumento no último dia 22 de junho.

Para a parlamentar, os novos recursos permitirão que o estado avance na regionalização da Saúde para que os municípios comecem a ofertar média e alta complexidade na própria sede, como especialidades médicas e cirurgias, sem depender da capital.

“O que ocorre ainda é que muitos interioranos precisam vir até a capital para ter acesso a determinados serviços de saúde, uma vez que nas sedes é ofertado apenas atenção básica. E isso ocasiona uma sobrecarga em Manaus que precisa atender tanto quem mora na cidade, mas também nos municípios. Queremos mudar isso com a regionalização da saúde para que os interioranos tenham atendimento na sede do município onde eles moram”, explica Mayara.

A deputada, que já foi vice-prefeita de Coari, afirmou conhecer a realidade e dificuldades dos gestores municipais em ofertar uma estrutura de saúde. Por isso, ao ser eleita como deputada estadual, Mayara iniciou a defesa da ampliação de serviços de saúde também no interior. Um dos resultados mais efetivos dessa luta foi o repasse do fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para os 61 municípios do interior.

“Desde 2019 eu defendo essa pauta na Assembleia. Reuni secretários municipais do interior para saber as demandas mais urgentes e realizei o encontro de todas as Comissões de Saúde com 9 estados da Amazônia Legal, o qual também teve a presença do Ministério da Saúde. Nesse encontro, a SES apresentou dados informando que o Amazonas, com mais de 4 milhões de habitantes, recebia menos que o Amapá que possui 877 mil habitantes, em questão per capita. Então por que essa diferença? A nossa região é diferenciada, principalmente quando se trata de logística, precisamos de uma atenção especial do Ministério da Saúde”, afirmou.

A portaria nº 758/2023 do Ministério da Saúde garante o repasse de mais R$ 172, 2 milhões a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado e Municípios do Amazonas. A divisão dos valores será de responsabilidade da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado.

“Sabemos que a logística é um desafio, aportar e fazer uma saúde eficiente é ainda mais desafiador. Por isso, seguirei na luta para que todos tenham acesso ao atendimento de qualidade que tanto merecem no Estado do Amazonas”, finalizou.

Fotos: Divulgação/B&Z

Publicidade

Leia mais

Manaus Tech Hub lança programa de aceleração para startups da capital

elayne

Instituto oferece atividades virtuais sobre inteligência artificial

elayne

WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta sexta-feira

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais