Conexão Amazônica
AMAZONAS

Conselho de Educação Indígena do AM elege mulher como presidente pela 1ª vez

Publicidade

No total, foram 32 conselheiros votantes, que elegeram a presidente Ivete Tukano e o vice-presidente Sebastião Solart para o próximo biênio.

O Conselho Estadual de Educação Indígena do Amazonas elegeu pela primeira vez uma mulher para a presidência, na terça-feira (27). No total, foram 32 conselheiros votantes, que elegeram a presidente Ivete Tukano e o vice-presidente Sebastião Solart para o próximo biênio.

A eleição foi realizada de maneira presencial, no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), e também on-line, por meio do WhatsApp e pelo IPTV.

Eleitos por 21 votos a 11, a presidente e o vice-presidente são dos povos Tukano e Kanamari, respectivamente. Primeira mulher eleita presidente após nove gestões masculinas, a professora Ivete Tukano destacou os principais objetivos da sua gestão em discurso de posse.

“Queremos agradecer a Tupã e aos nossos ancestrais, que sempre estão conosco. Este colegiado tem um grande compromisso com o Ceei-AM e com os alunos. Vamos trabalhar ouvindo toda a nossa base. Estamos muito felizes e agradecidos. Essa é uma vitória coletiva”, disse Ivete.

O Ceei-AM

Responsável pela fiscalização das pautas referentes aos alunos indígenas, é o Ceei-AM que assessora as equipes da Seduc e estabelece o contato entre as comunidades, líderes e representantes escolares.

“O pleito de hoje é muito importante, porque marca um novo momento. O nosso Conselho é normativo, ou seja, a gente que organiza nossa própria atuação, entre nossas discussões internas. Um dos nossos principais objetivos é transformar o Conselho em legislação, o que nos daria mais tranquilidade para realizar nosso trabalho”, explicou a secretária executiva do Ceei-AM, Jeana Medeiros, do povo Baré.

Em 2023, a Secretaria de Educação conta com mais de 10 mil alunos indígenas matriculados nas unidades de ensino rede da estadual.

— Foto: Divulgação/Seduc

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Leis e ações do Governo na saúde tornam vazio pedido de impeachment, aponta defesa de Wilson Lima

elayne

Governo do Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

elayne

Governo do Amazonas investe R$ 6,52 milhões em serviços de infraestrutura em Nova Olinda do Norte

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais