Conexão Amazônica
SAÚDE

Amazonas realiza primeiro transplante renal em hospital da rede pública estadual

Publicidade

Paciente foi um homem de 35 anos e o doador o pai dele, de 55 anos. O procedimento cirúrgico teve duração de aproximadamente quatro horas.

Um marco histórico para a saúde no Amazonas. Nesta quarta-feira (5) foi realizado o primeiro transplante renal na rede pública estadual de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi feito no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O procedimento foi realizado pelo médico Marcelo Perosa, coordenador do Hepatol do Transplante Sem Fronteiras (TSF). O paciente é um homem de 35 anos e o doador o pai dele, de 55 anos. O procedimento cirúrgico teve duração de aproximadamente quatro horas.

“Foi um processo todo de capacitação desenvolvido pelo nosso grupo em parceria com Hospital Delphina Aziz, e também com o apoio da Secretaria de Saúde. Isso dá condições de mudar a vida de muitos pacientes que estão na hemodiálise no estado do Amazonas. Isso é uma conquista importante, ao resgatar o transplante renal no estado”, disse o médico.

Procedimento cirúrgico

O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica. As consultas com os pacientes de transplante para avaliação pré-transplante iniciaram, em abril, após estabelecimento de critérios para o agendamento via complexo regulador.

Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. Uma dupla foi selecionada para a realização do primeiro ato cirúrgico, mais quatro pares estão no processo de avaliação, sendo preparados para os próximos procedimentos.

O ambulatório projetado exclusivamente no Hospital Delphina Aziz para pacientes transplantados foi inaugurado em dezembro de 2022. O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados, que antes eram acompanhados por outra unidade de saúde. Em abril deste ano, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador.

O Amazonas tem cerca de mil pacientes em diálise e cerca de 700 pacientes inscritos em outros estados que, a partir de agora, poderão realizar os procedimentos no seu próprio estado.

“Há cerca de um ano e meio, o governador Wilson Lima determinou que se retornassem os transplantes, pois eles eram realizados em uma clínica particular, mas em 2018 foi interrompido. E esse é o primeiro transplante renal realizado no hospital da rede estadual de saúde, e conseguimos reativar o programa de transplante renal no estado”, afirmou o secretário da SES-AM, Anoar Samad.

— Foto: Jimmy Christian/Secom

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Policlínica Codajás inaugura ‘Carrinho de Emergência’ para assistência rápida em saúde

elayne

FCecon é homenageada na Aleam por seus 49 anos de serviços à população

elayne

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais