Conexão Amazônica
GERAL

Aprovado PL de Delegado Péricles que institui transparência sobre contratos de emergência

Publicidade

O Projeto de Lei do deputado estadual Delegado Péricles, que institui a obrigatoriedade de transparência por parte do governo do estado sobre todos os contratos emergenciais firmados durante as ações de combate ao Coronavírus, foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (8), durante sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. De acordo com a propositura, a relação de todos contratos em caráter de emergência e, ainda, os que visarem a destinação de verbas para o mesmo fim, devem ser publicados no endereço eletrônico da administração pública estadual

“Um momento de calamidade como este que vivemos precisa de muita transparência no que diz respeito à utilização do dinheiro público. Principalmente quando se trata de contratos emergenciais firmados durante calamidade. Eu sempre prezei pela transparência porque sei que é por meio dela que podemos combater a corrupção. O governo tem apresentado rotina de medidas que o mostram disposto a manter esse linha de atuação transparente, com prestação de contas diárias e públicas à população. No entanto, uma lei torna essa postura obrigatória e acessível a todo cidadão”, defendeu.

De acordo com o Delegado Péricles, a medida de transparência e publicação de destinação de recursos já tem sido adotada pelo governo federal, no Portal da Transparência da União, e é fundamental para reconhecimento do cidadão como participante ativo deste momento. “Lá já estão disponibilizados detalhamentos que vão de valores orçamentários à execução de despesas do Governo Federal . Qualquer cidadão pode acessar e verificar para onde está indo o seu dinheiro. Isso que propus à Casa e foi aprovado em âmbito estadual, o que é extremamente benéfico não só para a população, mas também para a gestão do governo”, continuou.

O deputado estadual Delegado Péricles apresentou, no primeiro ano de mandato, outros projetos que atuam sobre a necessidade de transparência. Um deles, inclusive, também tem como objetivo a transparência na saúde. “O PL de minha autoria aprovado instituiu a obrigatoriedade de transparência sobre os gastos realizados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS). De acordo com ele, elas são obrigadas a publicar em sites próprios ou no Portal da Transparência do governo, todo o detalhamento de destinação dos recursos recebidos por meio de contratos com a administração pública estadual”, explicou. Outro PL de transparência regulamentou a mesma obrigatoriedade de publicação, mas desta vez sobre beneficiados por títulos de terra pelo estado.

Publicidade

Leia mais

Moro e Huck negociam aliança para disputar presidência em 2022, diz jornal

elayne

Novas placas modulares começam a ser implantadas pela prefeitura nas quadras do CSU do Parque 10

elayne

Abrasel no Amazonas promove evento dedicado às crianças

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais