Conexão Amazônica
SAÚDE

Semsa discute a importância do pré-natal no segundo episódio do podcast ‘Bora falar de Saúde?’

Publicidade

O segundo episódio do podcast ‘Bora Falar de Saúde?’, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estará no ar nesta sexta-feira, 14/7, abordando os cuidados com a gestação e os benefícios do acompanhamento da gravidez.

Intitulado “Pré-Natal, o Cuidado que Garante Saúde”, o programa conta com a participação da médica ginecologista e obstetra Taísa Mentges e da enfermeira Gerda Costa, especialista em obstetrícia e em saúde pública. As duas profissionais atuam na rede de atenção básica da Prefeitura de Manaus e contarão sobre suas vivências e conhecimentos no bate-papo mediado pela médica Shádia Fraxe, titular da Semsa.

Publicidade

O episódio estará disponível nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Google Podcast, e também pelo canal oficial da Semsa no Youtube (@SemsaManausOficial). Ao longo do programa, as especialistas discutem diversos aspectos relacionados ao pré-natal, como o planejamento da gravidez, a frequência das consultas e exames, os benefícios do acompanhamento profissional para a saúde da mãe e do bebê, e os riscos de uma gestação sem avaliação e monitoramento periódicos.

Shádia Fraxe explica que o “Bora Falar de Saúde?” foi lançado em junho deste ano como estratégia para ampliar e diversificar os canais utilizados pela secretaria para se comunicar com a população.

“O podcast foi criado para que a gente possa levar, para as pessoas interessadas nos temas de saúde, informações aprofundadas, mas com linguagem simples e descomplicada”. Ela destaca que os programas, coordenados pela Diretoria de Comunicação, terão, inicialmente, periodicidade mensal e que, até o final do ano, passarão a ser quinzenais. “Nossa meta é fechar o ano com 12 episódios veiculados”, informa a secretária.

Os próximos assuntos do podcast serão os riscos de reintrodução da poliomielite, aleitamento materno e tuberculose, que devem ir ao ar entre agosto e outubro.

O primeiro episódio foi lançado no dia 15 de junho, e abordou o tema da “Hanseníase, um Mal Milenar”, discutido pela médica dermatologista Rosa Corrêa e pela enfermeira Ingrid Santos, que fazem parte do Núcleo de Controle da doença na rede municipal de saúde. Elas analisaram o porquê da hanseníase, que é milenar, continua a afetar populações do mundo inteiro e abordam o estigma associado à doença, assim como sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde. 

O “Bora Falar de Saúde?” tem o formato de bate-papo, com a participação de um ou dois especialistas e duração de 30 minutos a 1 hora. Cada episódio conta com dois quadros fixos. O quadro “Espia Só” reúne curiosidades e informações históricas sobre o tema, e o “Fala, Especialista”, que permite a participação popular, por meio de perguntas para os convidados.

— — —   

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Anvisa: alimentos integrais terão novas regras

elayne

Mandetta diz que não faltarão recursos para o combate ao coronavírus

elayne

ANS: planos de saúde registram 49,6 milhões de beneficiários no país

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais