Conexão Amazônica
SAÚDE

A dose de reforço contra Covid-19 no Amazonas será aplicada em quem tomou uma segunda dose há, pelo menos, seis meses

Publicidade

Locais de vacinação serão divulgados pelas secretarias municipais de Saúde

A aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Amazonas, a partir de quarta-feira (15/09), é destinada ao público contemplado que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada uma população que tenha 70 anos ou mais. O imunizante utilizado será da Pfizer. Em Manaus, a vacinação vai iniciar pelos idosos institucionalizados. De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o público inicial da dose de reforço está dentro da faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19.

Publicidade

“A escolha desse público é orientação nacional do Ministério da Saúde; e considera a ampliação da resposta do sistema imunológico com doses adicionais de vacinas. Também vamos incluir os imunossuprimidos, posteriormente, mediante disponibilidade de doses ”, explica Cristiano. Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram obtidos a primeira e segunda doses. “A operacionalização da campanha de vacinação é de responsabilidade das prefeituras. Então, cada município vai informar os locais de vacinação. De qualquer forma, convoca o público contemplado para buscar uma dose de reforço e intensificar a imunização ”, declara a diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Capital – Em Manaus, uma Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa / Manaus) vai aplicar uma dose de reforço da vacina contra Covid-19, boletim, em idosos institucionalizados. Já quem tem 70 anos ou mais e reside na capital do Estado, a imunização será realizada a partir de sexta-feira (17/09). Na capital, os locais de vacinação serão divulgados pela Semsa / Manaus. Reforço – O reforço na imunização contra a Covid-19 é recomendação do Ministério da Saúde para uma campanha de vacinação de enfrentamento da pandemia. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço do vale para quem tomar qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

Referência– A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO : Girlene Medeiros / FVS-RCP

Publicidade

Leia mais

Ministro da Saúde alerta que país não atingiu pico da variante Ômicron

elayne

Prefeitura informa novo endereço de atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

elayne

Vacinação contra a Covid-19 chega às comunidades ribeirinhas de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais