Conexão Amazônica
GERAL

‘A Hora do Conto’ apresenta a história dos bumbás de Parintins no ‘Cultura Sem Sair de Casa’

Publicidade

A estreia será nesta segunda-feira (22/6), no Portal da Cultura e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A origem do Festival Folclórico de Parintins e a história dos bumbás Garantido e Caprichoso ganharão as plataformas digitais, com uma linguagem lúdica, nesta quarta-feira (22/6), na estreia de “A Hora do Conto”, na programação do “Cultura Sem Sair de Casa”, iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Os vídeos, de cinco minutos de duração, serão disponibilizados no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), no Instagram e no Facebook (@culturadoam).

Publicidade

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, a proposta reuniu professores e alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro de Parintins, município distante 369 quilômetros de Manaus, numa forma de dar continuidade às atividades realizadas pela unidade durante o período de isolamento social.

“A adaptação para a linguagem infantil teve como base todo o contexto histórico disponível no Memorial dos Bumbás e, assim, os professores trabalharam com os alunos tanto o conteúdo quanto a técnica dentro do projeto”, explica o secretário. “O resultado foi muito positivo e ainda pode ser compartilhado com as escolas da rede pública, uma vez que traz a história numa característica muito particular de Parintins sobre o festival”.

Produção – “A Hora do Conto” é uma das ações realizadas pela equipe de Turismo e do curso de Teatro do Liceu de Parintins que apresenta para o público histórias e contos da literatura brasileira, em especial para crianças. O turismólogo e coordenador responsável pela pesquisa, Jair Almeida, destaca que o processo de produção on-line iniciou em março e a maior parte do trabalho, que envolveu 18 pessoas, foi realizada pelo celular.

“As crianças recebiam as orientações dos professores pelo WhatsApp, elas treinavam a interpretação em cima da leitura e enviavam o áudio de volta para adequações necessárias e montagem no estúdio”, detalha o coordenador. “Desta forma, neste primeiro momento, produzimos três vídeos sobre o auto do boi de Parintins, Roque Cid e o boi Caprichoso e de Lindolfo Monteverde e o boi Garantido; mas já temos pesquisa para produção sobre o Lago de Murituba e a lenda da borracha. Priorizamos as histórias da região, as mais conhecidas, por isso começamos com os fundadores dos bumbás, de onde veio a família e porque eles criaram esses bois”, complementa.

Além de Jair Almeida, a produção e pesquisa têm Andressa Oliveira, Suzane Bulcão e Zandonaide Bastos. A ficha técnica conta ainda com Aglynes Maina Ribeiro da Silva na abertura, Renner Alcântara Ramos na narração da história, Arnoud Batista, João Jackson, Luciano Rodrigues, Mayla Martins e Saúde Souza na assistência de produção, Zandonaide Bastos na animação e cenografia, Geerre Angioli nas imagens, animação com fantoche e edição, esta última função que ele divide com Marlon Soares.

‘Cultura Sem Sair de Casa’ – Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o “Cultura Sem Sair de Casa” disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos, como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas; além do #FicaNaRedeManinho, com vídeos contemplados no edital. Para quem acompanha a temporada de lives, tem ainda a “Agenda Virtual”, com o calendário de apresentações realizadas nas redes sociais de artistas e casas noturnas locais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Fotos: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Mãe de cantor gospel é morta a pancadas enquanto orava na igreja

elayne

Estatuto da Criança e do Adolescente: estudantes têm muito a dizer sobre direito à participação

elayne

Estudantes da educação especial da Prefeitura de Manaus participam do projeto Academia Ambiental

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais