Conexão Amazônica
GERAL

Aadesam entrega veículos ao Projeto Nova Rede Mulher, em parceria com a Sejusc

Publicidade

Projeto atende mulheres que estão sofrendo algum tipo de agressão em suas residências ou no convívio familiar

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) entregou, nesta semana, dois veículos para reforço do Projeto Nova Rede Mulher, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Publicidade

Os veículos foram entregues, respectivamente, na quarta-feira (27/05) e nesta quinta-feira (28/05), sendo dos modelos Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok. Os carros estão contemplados no Plano de Trabalho do Projeto, tendo como finalidade suprir as demandas de mobilidade no atendimento às mulheres que, devido à reclusão social, sofreram agressões físicas, psíquicas e moral, principalmente neste momento de pandemia mundial pelo novo coronavírus.

O projeto atende mulheres que estão sofrendo algum tipo de agressão em suas residências ou no convívio familiar, prestando auxílio e suporte para o estancamento da violência, e mostrando para essas mulheres os caminhos corretos e seguros para se fazer denúncias e relatos de agressões.

De acordo com o presidente da Aadesam, Bráulio Lima, a entrega do veículo faz parte de um projeto que amplia as estratégias de combate à violência contra a mulher. “Sobretudo, durante o período de pandemia, os índices têm aumentado. E esse veículo vai compor as estratégias de acompanhamento e monitoramento dessas mulheres em situação vulnerável, de risco, e que já passaram por algum tipo de agressão. Então a parceria entre Aadesam e Sejusc fortalece a luta e a proteção da mulher”, destacou.

A titular da Sejusc, secretária Caroline Braz, também destacou o fortalecimento do projeto. “Essa parceria da Secretaria de Justiça com a Aadesam está possibilitando a total renovação da Rede Mulher. Estamos lançando a nova rede com novos veículos e com atendimento para o interior. Antigamente, a Rede Mulher era apenas para atender as mulheres da capital, e agora atenderemos também as mulheres do interior. Vamos apresentar uma Casa Abrigo totalmente renovada e uma rede mais eficiente”, disse.

Números – Conforme dados oficiais da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), houve um aumento de 20% no número de Boletins de Ocorrência (BOs), com denúncias de violência contra a mulher, nos meses de março e abril em todo o Amazonas. Os BOs estão sendo documentados por meio da plataforma da Delegacia Interativa (DI).

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, mostrou que mulheres são mais sujeitas à informalidade do que homens e correspondem a mais de 90% dos trabalhadores domésticos, também mais vulneráveis em períodos de crise econômica. Cenário propício para o quadro de vulnerabilidade a agressões e dependência financeira dos parceiros.

Com tudo isso, o projeto assume um papel de grande importância, na medida em que auxilia as ações de expansão das estruturas de atendimento à rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, bem como incentiva a autonomia financeira de mulheres visando à promoção da justiça e da equidade social no âmbito do Amazonas.

Resultados – Até agora, o projeto já realizou mais de 1.540 acompanhamentos das mulheres em situação de violência e a seus filhos, realizado pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), estando apenas com realização de acompanhamento virtual, por meio de ligações com atendimento social e psicológico e alguns encaminhamentos para a rede.

Além disso, o projeto também realiza o atendimento emergencial às mulheres em situação de violência, através do Sistema de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem Parque 10); acolhimento provisório das mulheres e seus filhos, também no Sapem Parque 10; acolhimento institucional de longa duração para as mulheres em situação de violência e seus filhos, realizado por meio da Casa Abrigo; e implantação de aplicativo web em celular smartphone (Alerta Mulher).

FOTOS: Divulgação

Publicidade

Leia mais

sargento da PM é crivado de balas por facção criminosa no Pará

elayne

Em São Sebastião do Uatumã, excursão de produtores rurais a plantios de café reúne mais de 100 participantes

elayne

Bloco do P10 encerra Circuito Vip do Carnaval de Manaus com atração nacional

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais