Conexão Amazônica
GERAL

Abacaxi de Novo Remanso ganha destaque nacional com a concessão de selo de Indicação Geográfica

Publicidade

Diferenciado pela doçura e baixa acidez do fruto, o abacaxi produzido em Novo Remanso, distrito de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O reconhecimento publicado na “Revista da Propriedade Industrial” do Inpi, número 2.579, desta terça-feira (09/06), foi comemorado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que acompanham os produtores rurais e o desenvolvimento da atividade no estado.

Em 2019, o Amazonas produziu 94,3 milhões de abacaxis, segundo dados do Relatório de Atividades Trimestrais do Idam. Desta produção total, o distrito de Novo Remanso, considerado o maior produtor de abacaxi do estado, foi responsável por 68,9 milhões de unidades, cerca de 73%. Ainda segundo o relatório, a região possui atualmente uma área plantada estimada em 3 mil hectares e cerca de 1,3 mil produtores rurais trabalhando com a atividade.

Publicidade

Para o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães, o selo vai valorizar ainda mais o abacaxi produzido na região, garantindo comercialização e melhores preços aos produtores rurais. “O abacaxi mais doce do mundo você come no Amazonas, e agora o Inpi concede a IG, que é a Indicação Geográfica do abacaxi da região do Novo Remanso, como área que concentra a maior parte de produtores rurais, que há mais de 50 anos produzem esse abacaxi diferenciado, saboroso que é muito apreciado pelos consumidores”, disse.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Luiz Herval, o selo de IG do abacaxi vem coroar os produtores da região do Novo Remanso, Vila do Engenho e Caramuri por sua organização e dedicação a esta cultura no decorrer de décadas, inicialmente com a união por uma comercialização mais justa do preço do fruto, depois com a organização para a produção de polpa e, após a conquista do selo, com o objetivo coletivo de conquistar mercados fora do estado.

“É uma grande conquista, e o Idam estenderá a mão amiga da assistência técnica e extensão rural para a conquista de novos mercados para o mais saboroso abacaxi do país”, destacou.

Selo – O selo concedido em nome da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso (Encarem) é válido também para produtores rurais das regiões de Vila do Engenho, em Itacoatiara, e Caramuri, região pertencente ao município de Manaus. Entre os benefícios da certificação está a garantia de um produto diferenciado pela qualidade e procedência. Além disso, o reconhecimento possibilita também a valorização da cultura local, estimulando as atividades de turismo e geração de renda.

Segundo o diretor-presidente da Encarem, Daniel Leandro da Silva, o selo vai garantir estabilidade econômica e também ambiental na região, tendo em vista que, dentro dos conceitos da IG, um dos parâmetros é a questão ambiental. Além disso, vai promover a viabilidade de mercado e garantia de qualidade de vida ao homem do campo que está sendo beneficiado com o selo.

“A importância da IG para nós é viabilizar um mercado não só local, como também nacional e internacional. Com o selo, nós vamos poder chegar em outros estados e até mesmo países, com a exportação de subprodutos do abacaxi, por exemplo”, destacou o presidente.

FOTOS: Encarem/Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza campanha sobre o ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’

elayne

Provas on-line do processo seletivo de estágio da Prefeitura de Manaus serão aplicadas neste domingo

elayne

‘Regatão do Bem’ realiza entrega de 20 toneladas de alimento em comunidades da RDS do Uatumã e Tefé 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais