Conexão Amazônica
DESTAQUEINCLUSÃO

Abrigo Nacer transforma vida de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade social de Manaus

Publicidade

Setenta acolhimentos familiares, 234 encaminhamentos, 120 sessões de psicoterapia e 22 crianças inseridas na rede pública de ensino são alguns marcos conquistados pelo Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer), entre junho de 2023 e 2024.

Localizado na zona Centro-Sul de Manaus (AM), o abrigo conta com uma equipe multidisciplinar comprometida com o bem-estar de crianças e adolescentes vulneráveis e suas mães.

Publicidade

Clesley Rodrigues, diretor do Nacer, exalta a importância da família unida para superar as dificuldades. “Há mais de oito meses, decidimos mudar nosso modo de acolher, pois antes apenas crianças podiam ficar. Agora, crianças e adolescentes com suas mães, seja em situação de rua ou por alguma determinação da justiça, podem ser acolhidas conosco. Isso é muito valioso, porque alimenta as esperanças e favorece a criação de um novo olhar sobre a vida”, explica.

Nesse período, o abrigo Nacer realizou 70 acolhimentos familiares, reintegrou 45 famílias e assistiu outras quatro no retorno para a cidade natal. Outro destaque foram os 234 encaminhamentos para políticas públicas socioassistenciais como saúde, educação e mercado de trabalho.

No âmbito psicossocial, houve 120 sessões de psicoterapia, 15 expedições de documentos civis, 50 participações em fóruns, capacitações e seminários, e 40 articulações junto à rede socioassistencial.

Na esfera educacional, 22 crianças foram inseridas na rede pública de ensino, enquanto cinco mães fizeram o Projeto Pan Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o curso de Português Básico para Estrangeiros, na Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) respectivamente.

O acesso à rede pública de saúde é prioridade no abrigo, por isso 55 famílias acolhidas tiveram seus cartões vacinais atualizados e foram beneficiadas com consultas médicas especializadas e exames. O Nacer também promoveu 15 atividades de saída cultural e de lazer.

Além disso, foram elaborados 70 Planos de Atendimento Familiar (PAF), 11 cursos sobre Geração de Renda, 13 ações de cidadania com atividades que garantem a promoção de igualdade da família e sua convivência social, e ainda 12 rodas de conversa para o fortalecimento de vínculos familiares.

“São números surpreendentes, que foram alcançados apenas com o trabalho sensível às dores dessas famílias. Todos são importantes no abrigo Nacer e a prova disso são os resultados que alcançamos”, complementa Clesley Rodrigues.

O abrigo Nacer está localizado na Rua 35, nº 2, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque Dez de Novembro – Zona Centro-Sul de Manaus, e possui reconhecimento A em gestão e transparência pelo Selo Doar. Para doações, os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 98428-7454 ou acessar o site: https://nacer.org.br/.

Publicidade

Leia mais

Deputado Thiago Abrahim é o novo Secretário de Juventude do Parlamento Amazônico

elayne

Após descumprir decisão cautelar, prefeito de Itamarati tem bens bloqueados pelo TCE-AM

elayne

Procon Manaus divulga nova pesquisa mensal de preços da cesta básica

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais