Conexão Amazônica
GERAL

Acadêmicos lançam álbuns com temática regional

Publicidade

Estreia musical promete homenagear e valorizar as raízes amazônicas

Como trabalho final da disciplina Tecnologia e Produção Sonora I, os alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) produziram os álbuns “Porantim” e “Umariaçu: barro branco e descobertas”, sobre os municípios de Maués e Tabatinga, respectivamente. O evento para lançamento oficial ocorrerá terça-feira (27), às 19 horas, no Centro de Artes da Ufam (Rua Monsenhor Coutinho, Centro).

Publicidade

Os álbuns são resultado das aulas ministradas pelo Prof. Dr. Renato Brandão, músico manauara. Com a temática amazonense proposta pelo professor, as turmas se encontraram ao longo dos meses de março e junho no Estúdio de Gravação e Mixagem da Faculdade de Artes da Ufam (Faartes) onde aprenderam mais sobre processo criativo, produção musical, aspectos comerciais e muito mais.

“Eu espero seja uma mobilização com a cidade toda de Manaus, com todos os artistas, principalmente, que merecem esse apoio […]. Têm muitos artistas aqui com muito talento e a gente não tem esse incentivo”, afirma Laura Kassy, musicista e participante do álbum sobre Maués. 

As músicas produzidas são totalmente inéditas e autorais, trabalhadas seguindo a temática proposta. “Com o tempo, fomos vendo que os talentos também precisavam ser prestigiados e sofrer registro para inúmeros fins acadêmicos e por conta disso, já há mais de cinco anos, os projetos são exclusivamente de músicas autorais”, disse o prof. Dr. Renato.

 Composições autorais  

 Para os alunos, os processos de composição e produção foram oportunidades únicas. Tanto “Porantim” quanto “Umariaçu: barro branco e descobertas”, refletem o amadurecimento pessoal de cada acadêmico, ao longo das dinâmicas das aulas e suas reflexões sobre as raízes regionais. 

A pressão de ter um tema pré-definido contribuiu para desenvolver, e até descobrir, novas habilidades. Segundo Laura Kassy, “Foi muito importante saber sobre a cultura do município de Maués, porque no nosso dia a dia a gente não falaria sobre. Então é importante a gente pesquisar, seja em livros, na música… Eu li um pouco sobre a história, cultura, […] eles têm muita história pra contar”.

“Cada turma assume um perfil muito específico. Antes que pareça óbvio, preciso comentar que ser assim reflete diretamente na qualidade e forma como a arte musical se aplica a cada álbum fonográfico. Em outras palavras, cada disco tem a cara dos alunos que o fazem. Vejo de maneira positiva o que já acumulamos até então. Todas as canções tem sua quantidade de beleza e nunca tivemos um quadro não aproveitável”, complementa o professor.

 Próximos passos 

 O objetivo agora é levar os alunos em uma excursão para o interior do Amazonas, provavelmente para o município de Maués. Com a aprovação junto à Pró-Reitoria de Extensão, a viagem está prevista para o final deste mês. Entre os planos para o período de estadia, estão a realização de oficinas, trocas culturais e apresentação dos dois álbuns.

(Foto:Divulgação)

Fonte: acritica

Publicidade

Leia mais

Cabelo fino e fraco? Pode ser sinal de envelhecimento; veja como prevenir

elayne

Advogada morre ao defender irmão de assaltantes

elayne

Prefeito lança edital do 65º Festival Folclórico do Amazonas com apoio financeiro de quase R$ 1,2 milhão

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais