Manaus – Uma iniciativa conjunta entre o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam/Ebserh), a Marinha do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, levará atendimento de saúde e assistência jurídica a comunidades indígenas e ribeirinhas no Amazonas. A ação, intitulada “Expedição Outubro Rosa – Saúde e Cidadania Navegando juntas!”, ocorrerá nos dias 29 e 30 deste mês no Polo Base Nossa Senhora da Saúde, que integra o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI Manaus).
O foco principal da expedição é fortalecer o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na atenção à população indígena. A iniciativa se alinha ao movimento nacional Outubro Rosa, promovendo a prevenção, o diagnóstico precoce e a orientação sobre o câncer de mama e de colo do útero.
A ação busca reforçar o Programa de Saúde da Mulher e da Criança, ampliando a cobertura de exames preventivos em áreas de difícil acesso. As comunidades beneficiadas serão Barreirinha, Boa Esperança, Kuanã, Nova Esperança, São Tomé, Terra Preta e Três Unidos, totalizando 531 pessoas. Estima-se que 89 mulheres entre 25 e 79 anos (público-alvo do Outubro Rosa) e 135 crianças de até 14 anos (público-alvo dos atendimentos pediátricos) serão atendidas.
A programação inclui coletas de exame preventivo (Papanicolau), radiologia (mamografias, raio-x e ultrassonografias), consultas ginecológicas, pediátricas e de clínica geral. Procedimentos ginecológicos como colposcopia, conização de colo uterino e coleta citopatológica do colo de útero também serão oferecidos, assim como consultas obstétricas de gestação de alto risco e consultas oftalmológicas (fundo de olho e triagem cirúrgica para pterígio e catarata). Adicionalmente, haverá atendimento odontológico, exames laboratoriais e distribuição de medicamentos prescritos nas consultas.
O HUGV mobilizou uma equipe de médicos, residentes de diversas especialidades e técnicos de radiologia. A estrutura do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro será utilizada para a realização das atividades. A Marinha do Brasil também disponibilizará o NAsH Carlos Chagas, seis lanchas e uma aeronave, totalizando 140 militares envolvidos na ação. Ambas as instituições prestarão apoio logístico para o traslado dos pacientes entre as comunidades e os navios.
A OAB Amazonas, através da Comissão Permanente da Mulher Advogada, oferecerá atendimento jurídico individualizado, abordando temas como direito da mulher, direito previdenciário, direito da família, direito trabalhista, direito à terra e regularização fundiária, além de crimes e garantias individuais. A programação da OAB inclui ainda atendimento odontológico e psicológico, rodas de conversa e palestras sobre temas como o papel da mulher na comunidade, combate à violência, direitos da mulher e autocuidado, bem como a distribuição de materiais informativos.
Fonte: d24am.com



