Conexão Amazônica
ATENDIMENTOSDESTAQUE

Ação conjunta atenderá comunidades indígenas e ribeirinhas no fim do mês

D24AM
Publicidade

Manaus – Uma iniciativa conjunta entre o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam/Ebserh), a Marinha do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, levará atendimento de saúde e assistência jurídica a comunidades indígenas e ribeirinhas no Amazonas. A ação, intitulada “Expedição Outubro Rosa – Saúde e Cidadania Navegando juntas!”, ocorrerá nos dias 29 e 30 deste mês no Polo Base Nossa Senhora da Saúde, que integra o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI Manaus).

O foco principal da expedição é fortalecer o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na atenção à população indígena. A iniciativa se alinha ao movimento nacional Outubro Rosa, promovendo a prevenção, o diagnóstico precoce e a orientação sobre o câncer de mama e de colo do útero.

A ação busca reforçar o Programa de Saúde da Mulher e da Criança, ampliando a cobertura de exames preventivos em áreas de difícil acesso. As comunidades beneficiadas serão Barreirinha, Boa Esperança, Kuanã, Nova Esperança, São Tomé, Terra Preta e Três Unidos, totalizando 531 pessoas. Estima-se que 89 mulheres entre 25 e 79 anos (público-alvo do Outubro Rosa) e 135 crianças de até 14 anos (público-alvo dos atendimentos pediátricos) serão atendidas.

A programação inclui coletas de exame preventivo (Papanicolau), radiologia (mamografias, raio-x e ultrassonografias), consultas ginecológicas, pediátricas e de clínica geral. Procedimentos ginecológicos como colposcopia, conização de colo uterino e coleta citopatológica do colo de útero também serão oferecidos, assim como consultas obstétricas de gestação de alto risco e consultas oftalmológicas (fundo de olho e triagem cirúrgica para pterígio e catarata). Adicionalmente, haverá atendimento odontológico, exames laboratoriais e distribuição de medicamentos prescritos nas consultas.

O HUGV mobilizou uma equipe de médicos, residentes de diversas especialidades e técnicos de radiologia. A estrutura do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro será utilizada para a realização das atividades. A Marinha do Brasil também disponibilizará o NAsH Carlos Chagas, seis lanchas e uma aeronave, totalizando 140 militares envolvidos na ação. Ambas as instituições prestarão apoio logístico para o traslado dos pacientes entre as comunidades e os navios.

A OAB Amazonas, através da Comissão Permanente da Mulher Advogada, oferecerá atendimento jurídico individualizado, abordando temas como direito da mulher, direito previdenciário, direito da família, direito trabalhista, direito à terra e regularização fundiária, além de crimes e garantias individuais. A programação da OAB inclui ainda atendimento odontológico e psicológico, rodas de conversa e palestras sobre temas como o papel da mulher na comunidade, combate à violência, direitos da mulher e autocuidado, bem como a distribuição de materiais informativos.

Fonte: d24am.com

Publicidade

Leia mais

Crime ambientais: Ipaam aplica multas e faz apreensões de equipamentos na Operação Curupira

elayne

Carnaval infantil: ‘Meu Bloquinho’ levará diversão para toda a família no Sesc Balneário 

elayne

PL de Roberto Cidade amplia segurança e bem-estar de crianças e adolescentes com TEA no ambiente escolar

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais