Conexão Amazônica
SAÚDE

Ação da Fundação de Medicina Tropical realiza 250 testes rápidos para sífilis

Publicidade

Em atividade alusiva ao Dia de Combate à Sífilis, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realizou 250 testes rápidos para a doença nesta terça-feira (22). 


Do total de testes, 29 deram positivo. Os pacientes foram encaminhados para o tratamento da doença. Dos testes positivos, 65,5% foram em pessoas do sexo masculino. Jovens com idade entre 19 e 25 anos representaram 31% dos resultados positivos. 


“É muito importante fazer esses testes, temos que cuidar da saúde, ver se tá tudo bem”, disse a vendedora Maria do Carmo Viana, 43, que fez o teste pela primeira vez. O resultado do teste rápido fica pronto 15 minutos após a coleta de sangue.


O Dia de Combate à Sífilis foi organizado pela gerência de ISTs, Aids e Hepatites Virais da FMT-HVD, das 9h às 15h, no auditório do Ambulatório de Dermatologia da Fundação.


A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).


Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

Como prevenir – O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da Sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.

O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.

A sífilis tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente em toda a rede de atenção básica e o Estado oferece os Centros de Testagem (CTAs) para o diagnóstico.

FOTO: FMT

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

elayne

Bebês sem comorbidades são incluídos na imunização contra a Covid-19 pela Prefeitura de Manaus

elayne

Desigualdades e estigmas prolongam pandemia de Aids

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais