Conexão Amazônica
GERAL

Ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes acontece em Parintins

Publicidade

A Seas realizará as ações nos três dias do Festival em pontos específicos e estratégicos

Parintins (AM) – A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), deu início, nesta quarta-feira (22), às ações de abordagem social para alertar os torcedores e participantes do Festival de Parintins 2022 sobre o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes na região, além do trabalho infantil, durante o evento.

Publicidade

Após dois anos sem a realização do Festival é necessário alertar e orientar sobre os riscos que crianças e adolescentes sofrem em locais de grande movimentação.“O objetivo da atuação da Seas no Festival Folclórico de Parintins é resguardar e assegurar os direitos e a dignidade de crianças e adolescentes. Nesses lugares, se não houver algum responsável, elas correm risco e estão sujeitas às mais diversas explorações, incluindo a sexual”, alertou a secretária Kely Patrícia, titular da Seas.

A equipe da Seas chegou a Parintins na terça-feira (21) e realizou o reconhecimento e monitoramento das áreas em que serão realizadas as ações da pasta. Nesta terça-feira, a equipe deu início às abordagens e orientações.

Os primeiros locais que receberam as ações de instrução foram embarcações e os arredores do Porto de Parintins.

As abordagens são de forma educativa e social, com orientação e encaminhamentos. São utilizados materiais de divulgação, como panfletos e ventarolas, além da divulgação dos serviços oferecidos pelo Estado, como identificar as violações e onde buscar ajuda.

A Seas realizará as ações nos três dias do Festival em pontos específicos e estratégicos, como a orla da cidade, ao redor do Bumbódromo, Mercado Municipal, a Festa dos Visitantes no Planeta Boi, na Cidade Garantido e o Curral Zeca Xibelão.

De acordo com a coordenadora da ação em Parintins, Karol Albuquerque, caso a equipe flagre algum tipo de violação de direito de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar e os servidores da Segurança Pública poderão ser acionados para averiguar a situação e tomar as providências necessárias.

Caso crianças adolescentes forem vistas em situação de trabalho infantil será realizada a orientação e encaminhamento aos equipamentos da Assistência Social. Em caso contrário é acionado o Conselho Tutelar e Segurança Pública”, disse Karol Albuquerque.

*Com informações da Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Wilson Lima assina ordem para construção de hospital público veterinário do AM

elayne

Prefeitura de Manaus promove feiras de artesanato itinerante em fábrica do Distrito Industrial

elayne

Prefeitura e Eamaar alinham receptivo a pessoas com deficiência no ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais