Conexão Amazônica
SAÚDE

Ação de combate ao HIV/Aids atende comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes

Publicidade

A intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/Aids, integrando a campanha Dezembro Vermelho, da Prefeitura de Manaus, foi promovida, na manhã desta quarta-feira, 14/12, nas comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes, no bairro Tarumã, na zona Oeste da cidade.

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Distrito de Saúde (Disa) Oeste, contou com a oferta de teste rápido para HIV com o apoio de Unidades Móveis de Testagem Rápida, distribuição de preservativos, caminhada de mobilização nas ruas das comunidades e distribuição de material educativo.

A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, Rúbia Medeiros, explicou que, mesmo com as ações intensificadas nas UBSs durante o mês, a programação na área do bairro Tarumã representou o Dia “D” de mobilização do Dezembro Vermelho na zona Oeste de Manaus, sensibilizando a comunidade para as medidas de prevenção e controle do HIV/Aids.

“A intenção é reforçar a conscientização sobre a importância da realização do teste rápido, que é oferecido durante todo o ano em 194 unidades de saúde em Manaus. O teste rápido é mais acessível, com resultado em 30 minutos, e o paciente pode descobrir a doença precocemente e iniciar o tratamento adequado para manter uma boa qualidade de vida”, afirmou Rúbia Medeiros.

A ação foi desenvolvida nas duas comunidades também com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lindalva Damasceno, equipe itinerante de saúde da Semsa e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Segundo o diretor da UBS Lindalva Damasceno, Luiz Martins Júnior, o teste rápido para HIV é oferecido na rotina de serviços da UBS e das quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) que atendem as comunidades na área do Tarumã. “É um trabalho importante para a prevenção e controle do HIV/Aids, incluindo também a distribuição de preservativos durante todo o ano e palestras para que a população tenha consciência sobre a prevenção e também que quanto mais precocemente é feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, ressaltou Luiz Júnior.

Para Maria Darcy Silva, 55 anos, moradora da comunidade Cidade das Luzes, a ação realizada no Dezembro Vermelho é importante para orientar mais a população. “Muitas pessoas estão doentes e não têm conhecimento. Por isso, é importante orientar sobre todas as doenças. Com essa ação aqui, temos mais facilidade, porque tudo fica perto da população”, afirmou Maria Darcy.

Casos

Em 2021, o número de casos novos de HIV chegou a 1.425 no município de Manaus e houve o registro de 808 casos de Aids, que é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV com o paciente desenvolvendo, por causa da baixa imunidade, sintomas e infecções oportunistas, como a tuberculose.

Neste ano, de janeiro a novembro, o município de Manaus já registrou 1.561 novos casos de HIV, sendo 1.113 na faixa etária de 20 a 39 anos. Além disso, Manaus notificou este ano 373 casos de Aids, com 226 casos na faixa etária de 20 a 39 anos.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos –  Elienai Emanuel/Semsa 

Publicidade

Leia mais

Covid-19: Brasil registra 941 mortes desde início de pandemia

elayne

Ministro pede aos pais que levem seus filhos para vacinar contra covid

elayne

Susam treina médicos para atendimento de pacientes de Covid-19 por Telemedicina

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais