Conexão Amazônica
POLÍTICA

Acenando ao futuro, deputada Alessandra Campelo reúne meninas  e apresenta balanço da Procuradoria da Mulher da ALEAM

Publicidade

Aproximadamente 5 mil atendimentos foram realizados pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas no período de março a dezembro. O balanço foi apresentado pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) no encerramento do ano legislativo da Casa nesta quinta-feira (14/12). 

Na sua fala, a Procuradora da Mulher deixou uma mensagem de esperança por um futuro sem violência e discriminação contra as mulheres. Para isso, a deputada e sua equipe mobilizaram 50 meninas, que foram ao plenário Ruy Araújo vestindo a camisa da campanha permanente “Lugar de mulher é onde ela quiser”. 

Publicidade

A Procuradoria da Mulher é um órgão do Poder Legislativo do Amazonas, instituído por meio da Resolução Legislativa nº 960,  de 14 de dezembro de 2022. Começou a funcionar no dia 8 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. De lá para cá, colocou a Assembleia como uma das principais protagonistas da rede de proteção às mulheres no estado. 

“A partir daquele momento em que a Procuradoria foi instalada a gente mudou a forma como esta Casa atende e acompanha os casos de cerceamento de direitos da mulher”, citando a atuação do órgão em casos de violência física, estupro, feminicídio, relacionamentos abusivos, reconhecimento de paternidade, entre outros. “Este ano foram quase 5 mil atendimentos, nós tivemos só pela Defensoria Pública instalada aqui dentro da Assembleia mais de 3 mil atendimentos, nós tivemos diretamente dentro da Procuradoria mais de 1.500 atendimentos ou encaminhamentos”, destacou a deputada Alessandra Campelo.

Ao apresentar os expressivos números de 2023, a Procuradora da Mulher também enalteceu o papel do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil),  no fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Amazonas. 

“Quero principalmente aqui fazer um agradecimento a esta Casa, ao apoio que o presidente Roberto Cidade deu para a instalação e o funcionamento da Procuradoria da Mulher. A Procuradoria da Mulher revolucionou a rede de proteção às mulheres aqui no Amazonas. Essa Casa é também uma mão amiga com a qual as mulheres podem contar.  Hoje nós somos um braço forte dessa rede, atuando com o governo, prefeituras, câmaras municipais e diversas instituições”, disse Alessandra Campelo. 

Para finalizar o discurso, a deputada destacou a presença das crianças e meninas presentes no encerramento do ano legislativo na Assembleia. Para Campelo, é tempo de esperança por um futuro no qual as mulheres possam viver livres de opressão, ameaças, agressões, discriminação, assédio e importunação. 

“As meninas estão aqui como forma de nós mostrarmos a nossa esperança de que a gente tenha uma nova geração onde o machismo seja combatido e onde as mulheres possam viver num mundo sem violência”, concluiu a deputada Alessandra. 

Fotos: Miguel Almeida

Publicidade

Leia mais

OUVINDO OS ÍNDIOS – Plinio ataca ONGs e defende a exploração da riqueza na Amazônia

elayne

Dep. João Luiz reúne com superintendente da Anac para discutir retomada de voos da MAP

elayne

Prefeito David Almeida prestigia primeiro dia do ‘Manaus Passo a Paço 2024’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais