Conexão Amazônica
CURSODESTAQUE

Acessibilidade Cultural para Pessoas com Deficiência é tema de formação que acontece neste sábado, em Manaus

Publicidade

Iniciativa visa conscientizar sobre a importância de ações culturais que contemplem todos os públicos


Acontece no dia 13 de abril, de forma gratuita, a formação Acessibilidade Cultural: A Mediação Cultural na Relação com Diferentes Públicos, realizada pela Caldo Negro Produções e pelo grupo Cocada Baré em parceria com o Grupo Do Quilombo se Fez Samba Raiz e a Uninorte. O curso é voltado para gestores, educadores, estudantes e agentes culturais e tem o objetivo de debater medidas de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.

Publicidade

A acessibilidade cultural é um tema que discute a garantia de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, à participação em eventos, projetos e iniciativas culturais. O tema vem sendo debatido em todo o país com o objetivo de construir meios que eliminem as barreiras físicas, comunicativas e cognitivas que dificultam o acesso e a participação de pessoas com deficiência nos espaços culturais.

A formação será realizada em formato de roda de conversa mediada pela pesquisadora das artes da cena Ananda Guimarães e pelo artista amazonense Miguel Maia que vão falar sobre novas formas de comunicação que contemplem os diferentes níveis de acessibilidade. Nesse sentido, a ideia é conscientizar sobre acessibilidade cultural e cultura de acesso, para conscientizar os participantes sobre a importância das dimensões de acessibilidade com ênfase na acessibilidade estética e poética nas movimentações culturais, desde as criações processuais até a execução de projetos e editais de fomento.

“A transversalidade na cultura é algo que vem crescendo nos diálogos de criação e políticas culturais. A partir dessas movimentações, a Cultura DEF surge. Democracia e cultura do acesso precisam com urgência estar presentes nas práticas culturais para que com confiança falemos em pluralidades de corpos e vivências, entendendo os artistas e fazedores de cultura com deficiência de forma interseccional e presente”, ressalta Ananda.

A formação acontece no dia 13, a partir das 9:00 da manhã, na sala 10102 da unidade 10 da Uninorte, localizada na rua 10 de Julho, 873, Centro de Manaus. Os interessados não precisam se inscrever, basta ir até o local. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do instagram @cocadabare

Serviço:
O quê: Formação em Acessibilidade Cultural.
Quando: 13 de abril.
Onde: Uninorte, unidade 10, sala 10102.
Endereço: rua 10 de Julho, Centro.
Horário: 9:00
Acesso: Gratuito

Publicidade

Leia mais

Polícia Civil do Amazonas e UEA firmam parceria para desenvolvimento de novas tecnologias e apoio à pesquisa

elayne

Feijuca da Alegria divulga atrações da edição 2024

Daly Ruiz

Prefeito faz vistoria técnica para testes de iluminação do mirante do ‘Nosso Centro’ 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais