Iniciativa visa conscientizar sobre a importância de ações culturais que contemplem todos os públicos
Acontece no dia 13 de abril, de forma gratuita, a formação Acessibilidade Cultural: A Mediação Cultural na Relação com Diferentes Públicos, realizada pela Caldo Negro Produções e pelo grupo Cocada Baré em parceria com o Grupo Do Quilombo se Fez Samba Raiz e a Uninorte. O curso é voltado para gestores, educadores, estudantes e agentes culturais e tem o objetivo de debater medidas de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.
A acessibilidade cultural é um tema que discute a garantia de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, à participação em eventos, projetos e iniciativas culturais. O tema vem sendo debatido em todo o país com o objetivo de construir meios que eliminem as barreiras físicas, comunicativas e cognitivas que dificultam o acesso e a participação de pessoas com deficiência nos espaços culturais.
A formação será realizada em formato de roda de conversa mediada pela pesquisadora das artes da cena Ananda Guimarães e pelo artista amazonense Miguel Maia que vão falar sobre novas formas de comunicação que contemplem os diferentes níveis de acessibilidade. Nesse sentido, a ideia é conscientizar sobre acessibilidade cultural e cultura de acesso, para conscientizar os participantes sobre a importância das dimensões de acessibilidade com ênfase na acessibilidade estética e poética nas movimentações culturais, desde as criações processuais até a execução de projetos e editais de fomento.
“A transversalidade na cultura é algo que vem crescendo nos diálogos de criação e políticas culturais. A partir dessas movimentações, a Cultura DEF surge. Democracia e cultura do acesso precisam com urgência estar presentes nas práticas culturais para que com confiança falemos em pluralidades de corpos e vivências, entendendo os artistas e fazedores de cultura com deficiência de forma interseccional e presente”, ressalta Ananda.
A formação acontece no dia 13, a partir das 9:00 da manhã, na sala 10102 da unidade 10 da Uninorte, localizada na rua 10 de Julho, 873, Centro de Manaus. Os interessados não precisam se inscrever, basta ir até o local. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do instagram @cocadabare
Serviço:
O quê: Formação em Acessibilidade Cultural.
Quando: 13 de abril.
Onde: Uninorte, unidade 10, sala 10102.
Endereço: rua 10 de Julho, Centro.
Horário: 9:00
Acesso: Gratuito