Conexão Amazônica
CIDADES

Acessibilidade em espaços urbanos é discutida em circuito de palestras no Bosque da Ciência

Publicidade

O Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA), em parceria com a Map Innovation, promove nesta quarta-feira, 2/10, o circuito de palestra “Percepção da Acessibilidade nos Espaços de Lazer e Cultura em Manaus”. Além de palestras, acontecerão rodas de conversas voltadas ao tema. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus e acontecerá no auditório da Ciência, no Bosque da Ciência, localizado na avenida Bem-Te-Vi, s/n°, Petrópolis, zona Sul.

Das 9h às 12h, o auditório da Ciência contará com palestras e rodas de conversa, envolvendo de acadêmicos a representantes de associações, espaços e projetos, ligados à assistência de pessoas com algum tipo de deficiência.

Publicidade

Na ocasião, os especialistas irão abordar sobre as barreiras que limitam o uso pleno da pessoa com deficiência nos espaços de lazer e cultura em Manaus, bem como discutir as iniciativas que mobilizam suas ações. A proposta é encerrar o evento com encaminhamento para continuidade das ações.

Para a coordenadora do Grupo de Pesquisa “Observatório do Turismo da UEA”, Selma Batista, que segue a linha de pesquisa sobre acessibilidade, o evento se propõe a ouvir pessoas com deficiência, seja qual for o tipo, para que elas digam suas impressões e percepções a respeito dos espaços de lazer em Manaus e se estes atendem as suas necessidades.

“Com isso, queremos conduzir melhoras em nossas pesquisas e ações sobre acessibilidade, rompendo essas barreiras comunicacionais e estruturais, que ainda encontramos. Já possuímos espaços que atendam pessoas com necessidades, porém, a ideia é que mais deles sejam implementados, contribuindo também para que o turismo em nossa cidade cresça e possa ser acessível a todos”, explicou Selma.

Além disso, durante o evento, haverá a presença dos intérpretes de libras Cláudio Luis Silva Saraiva e Socorro Iris de Souza. Já no encerramento, o auditório receberá uma apresentação do Coral em Libras.

A inscrição para participar é gratuita, devendo ser feita por meio do link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewhIh5L7kM5HmRM9empyQVLwX18Vw0LN9MU2_a3Go9_ZfI7Q/viewform?usp=sf_llink. Os participantes receberão horas complementares.

Programação das palestras:

9h – Abertura

9h10 – Dalmir Pacheco (mobilidade reduzida)

Doutor em educação e coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema – Ifam

9h30 – Gilson Pereira (cego)

Gerente da Biblioteca Braille do Amazonas – BBAM

9h50 – Gilberto Júnior (surdo)

Acadêmico de educação física na UEA

10h10 – Roda de conversa

10h30 – Marcelo Costa (surdo)

Presidente da Associação dos Surdos de Manaus – Asman

10h50 – Nancy Segadilha (cadeirante)

Advogada e vice-diretora da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). Segadilha é ativista dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD).

11h10 – Manuel Cardoso

Idealizador Projeto “Giulia Mãos Que Falam” e diretor executivo da MAP Innovation

11h30 – Roda de conversa

11h50 – Apresentação Coral em Libras

12h00 – Encerramento

Fotos – Leonardo Leão

Publicidade

Leia mais

Sistema de Abastecimento de Água será construído em Benjamin Constant

elayne

Frota de ônibus de Manaus é monitorada em tempo real

elayne

Presidente Figueiredo contará com atendimento psiquiátrico local

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais