Segundo o Dnit, a interdição vai acontecer por uma necessidade de substituir a passagem seca sobre o rio Autaz-Mirim por balsa, devido a cheia.
O tráfego de veículos pela rodovia BR-319, no trecho onde uma ponte caiu e foi colocada uma passagem seca sobre o rio Autaz-Mirim, no km 24, foi novamente interditado no início da noite desta quinta-feira (9). A interrupção acontece por uma necessidade de substituir a barragem feita no local por uma balsa, devido a cheia do rio.
Os serviços devem seguir até a manhã da próxima segunda-feira (13), conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A pista está sendo afetada pela cheia dos rios, o que vem causando preocupação para os motoristas que transitam na rodovia. A força da água já passa pelo bueiro e chegando ao outro lado do rio.
De acordo com o Dnit, as equipes vão remover cerca de 40 metros da parte central da travessia seca para que a balsa seja encaixada nesse espaço. Os trabalhos devem durar três dias, mas há a possibilidade de serem finalizados antes.
O Dnit informou ainda que estuda uma alternativa que garanta a trafegabilidade da rodovia durante este período que a passagem seca permanecerá interditada.
Anteriormente, o trecho já havia sido interditado para reparos e liberado para o trânsito de veículos na última terça-feira (7). A interdição foi necessária para que fossem realizados serviços de recuperação da passagem seca.
Ponte sobre o Rio Autaz Mirim
A ponte sobre o Rio Autaz Mirim desabou no dia 8 de outubro poucas horas após ser interditada.
A passagem seca entrou em funcionamento no fim de outubro, de forma emergencial. Nesta terça-feira, o Dnit afirmou que a contratação para a construção da nova ponte do Rio Autaz-Mirim deve ser feita neste mês de fevereiro. Sem dar prazos, o órgão disse que as obras terão “início imediato”.
Segundo o Dnit, a passagem seca no local deve operar somente até a instalação da balsa que deve chegar nesta semana.
Ponte sobre o Rio Curuçá
Na região do Rio Curuçá, onde quatro pessoas morreram e uma segue desaparecida após o desabamento da ponte, no fim de setembro de 2022, uma balsa está sendo usada para realizar a travessia.
No entanto, em dias chuvosos, o nível do rio sobe e o acesso para a rampa, que foi feita com pedras, desaparece na água, deixando a passagem ainda mais perigosa.
De acordo com o Dnit, o contrato para construção da nova ponte já foi assinado. “E as equipes contratadas já estão mobilizadas”, afirmou.
O departamento disse, nesta terça, que nesta primeira etapa, os técnicos estão montando o canteiro de obras, fazendo sondagens e elaborando o projeto. “A previsão para conclusão das obras é outubro deste ano”, afirmou.
— Foto: Rede Amazônica
Por g1 AM